Close

Workshop Embalagem & Sustentabilidade terá especialistas do setor

Sustentabilidade é um tema importantíssimo para o contexto atual que discute a finitude do planeta. Especialistas do setor de embalagens estarão reunidos no Workshop Embalagem & Sustentabilidade, promovido pelo Instituto de Embalagens, que acontece no formato online e ao vivo, nos dias 28 e 29 de abril.

O objetivo do evento é promover o debate sobre as melhores práticas para reduzir o impacto das embalagens no meio ambiente. “Todas as embalagens impactam no meio ambiente ao serem produzidas, utilizadas e descartadas, mas é possível sempre prevenir esses impactos e, quando inevitável, minimizá-los”, afirma Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

Serão dois dias com 10 horas de conteúdo. A palestra que abre o Workshop Embalagem & Sustentabilidade, discute a questão da embalagem e sustentabilidade, com Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens. Na sequência, o professor e coordenador do Núcleo de Materiais do Instituto de Embalagens, Cláudio Marcondes, vai falar sobre a importância de utilizar a análise do ciclo de vida para medir o impacto ambiental das embalagens.

Também serão abordados temas como “ O mercado de latas de alumínio: Sustentabilidade em Tempos de Pandemia”, com Estevão Braga, diretor de sustentabilidade da Ball; Reciclagem, com Cláudio Marcondes; Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com Ricardo Garcia, especialista de meio ambiente da Fiesp e Sustentabilidade para Filmes de Poliéster, com José Bosco, presidente da Terphane.

No dia 29 de abril, Assunta Napolitano Camilo traz para o debate o tema rotulagem ambiental e o uso desta ferramenta de comunicação para aumentar a consciência dos consumidores para a necessidade de usar os recursos naturais de forma mais responsável. Entre outros temas abordados estão Logística Reversa de Embalagens de Papelcartão, com Christian Kroes, gestor técnico da Papirus; Inovações de Embalagens Termoformadas para Economia Circular, com Luciano Papeschi, diretor comercial da Evertis; Economia Circular para as Embalagens de Papelão
Ondulado, com Manoel Alcala, CEO da Smurfit Kappa; A Implementação da Sustentabilidade, com César Sanches, diretor de sustentabilidade do Valgroup.

Para fechar o evento, Assunta Napolitano Camilo falará sobre o desenvolvimento de embalagem amiga do meio ambiente para a melhoria e recuperação do planeta.

Saiba mais e faça a sua inscrição em https://www.institutodeembalagens.com.br/lp/workshop_de_embalagens_sustentabilidade/

O Workshop Embalagem & Sustentabilidade é patrocinado pela Ball, C-Pack, Evertis, FuturePack, Indorama, Papirus, Smurfit Kappa, Terphane e Valgroup.

Sobre o Instituto de Embalagens
Atuando há mais de 16 anos com pesquisa e ensino de embalagens no Brasil, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de compartilhar conhecimento para os profissionais do setor de embalagens. O trabalho consiste na realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas.

Desde o lançamento do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto de Embalagens, a empresa já publicou 19 livros e realizou 91 cursos e 130 eventos com a participação de mais 12 mil profissionais.

A crença do Instituto de Embalagens é que melhores embalagens promovem um mundo melhor.