19 de março de 2021

Atenta às mudanças de comportamento e necessidades dos brasileiros, a Vigor traz ao mercado uma nova marca, inteiramente voltada ao universo saudável: Vigor Viv. A companhia investiu mais de R$ 35 milhões em desenvolvimento de produtos, maquinário, pesquisas e marketing para criar uma submarca com nome, portfólio, identidade, propósito e comunicação próprios. Ela chega trazendo um novo olhar sobre o bem-estar e apresenta uma linha que reúne iogurtes variados que equilibram saudabilidade e sabor. O lançamento é o primeiro passo para o objetivo de negócios da companhia de liderar o setor de lácteos saudáveis até 2025.
 
O segmento vem ganhando cada vez mais adeptos. De 2015 a 2020, o mercado de Alimentos e Bebidas Saudáveis cresceu 33,6% (Euromonitor)¹. De acordo com Luis Gennari, CEO da Vigor, a população tem buscado a alimentação saudável por fatores que vão além do bem-estar físico, e esse comportamento foi um dos aspectos que motivou a empresa a criar uma nova percepção sobre esse mundo.

“Cada vez mais, vemos os consumidores dando importância à saúde holística, ou seja, aquela que reúne cuidados também com o emocional e o mental. Assim que percebemos esse cenário, soubemos que precisávamos fazer um movimento que extrapolasse o conceito que temos de saudabilidade e estimulasse o bem-estar, considerando toda a amplitude que ele tem”, diz o Presidente. E o consumidor não só passou a cuidar desses novos âmbitos como também começou a atrelar a alimentação a eles. De acordo com pesquisa da Mintel², 73% dos brasileiros concordam que ter hábitos de alimentação saudáveis é tão importante para a saúde emocional e a mental quanto para a saúde física.
 
Com a novidade, a companhia não só abraça esse universo como um de seus importantes pilares, mas assume a missão de ajudar a ressignificar seu conceito explorado pela indústria. “Percebemos que a comunicação nesse setor constrói uma imagem muito estereotipada e com metas e ações distantes da realidade da maioria das pessoas. Juntamos esse cenário com a compreensão do que o consumidor tem buscado e criamos um propósito único”, conta a Diretora de Marketing, Flávia Drummond.

Com isso, Viv chega ao mercado posicionando-se a favor do bem-estar possível, apresentando um novo olhar sobre a forma de viver com saúde, rompendo padrões, trazendo uma linguagem mais descontraída e estimulando um movimento pela busca do viver bem e da saudabilidade reais, adaptáveis ao dia a dia das pessoas.
 
A assinatura “Sua vida saudável, gostosamente possível” traduz toda a ideia por trás do que a marca valoriza e entrega: pequenos hábitos  saudáveis possíveis dentro da rotina e produtos que proporcionam uma alimentação prática, democrática e, sobretudo, saborosa. “A assinatura de Viv surge como um convite para romper com os estereótipos de uma vida saudável, incentivando os consumidores a encontrarem sua forma possível de viver com saúde e bem-estar, de acordo com sua realidade”, comenta Flávio Proença, CTO (Chief Transformation Officer) da SunsetDDB, agência responsável por liderar a criação do nome, do posicionamento e da identidade visual da linha.
 
O nome Viv foi escolhido por carregar em si associação e sonoridade com o verbo viver, já que a marca sugere adesão a um novo estilo de vida. Sua identidade visual também inova rompendo com o que é feito habitualmente pela categoria de iogurtes saudáveis. Com cores fortes e marcantes, trazendo diversidade e colocando as pessoas como protagonistas, sua identidade contextualiza momentos e situações que se aproximam da vida de seus consumidores. Já a logomarca foi pensada para traduzir as perspectivas de inovação e leveza que estão por trás da criação da linha. As letras VIV formam um símbolo que remete a equilíbrio, convidando-nos a conhecer essa nova abordagem proposta pela marca.

A novidade também tem “cara” própria. Todos os rótulos e embalagens, desenvolvidos pela empresa MDesign, foram criados ou adaptados para conversar com o conceito e a identidade da linha. Eles são marcados pela predominância do branco, que se quebra com detalhes nas cores fortes de sua paleta de comunicação. Neles também estão ícones de alimentos e ingredientes presentes nos produtos.
 
 
Portfólio completo e lançamentos
 
O portfólio de Viv é composto por 27 itens e sete linhas de iogurtes mais naturais, funcionais e com benefícios variados, como grãos, alto teor de proteína, menor percentual de gorduras e zero adição de açúcares, tudo isso entregando a qualidade de sabor única da Vigor. Para formar a linha, a empresa primeiramente dedicou esforços e pesquisas para trazer ao mercado duas inovações que seguissem seu perfil.
O lançamento principal é Vigor Viv Búlgaro, escolhido para inaugurar a marca por ser a combinação perfeita entre sabor e saudabilidade. Com a novidade, a empresa novamente faz história no mercado brasileiro de iogurtes e inaugura uma nova categoria no país. O iogurte búlgaro segue o conceito “feito em casa”, por ser fermentado diretamente no pote, assim como os antigos iogurtes eram feitos. Nas versões Tradicional, Damasco e Blueberry & Baunilha, o produto ainda contém baixo teor de gordura, textura muito consistente e delicioso sabor presente de leite e frutas.
Outra novidade, recém-lançada pela empresa, é Vigor Viv Simples, o primeiro iogurte em embalagem de papel do Brasil. O produto é composto de poucos ingredientes, todos naturais, seguindo conceito clean label, e vem em embalagem alternativa ao plástico, com material mais biodegradável e de fonte renovável. Sem aditivos, com alto teor de proteínas e zero lactose, seus sabores são Tradicional, Damasco e Frutas Vermelhas.
 
 
Para compor o restante do portfólio, a empresa contou com pesquisas qualitativas com os consumidores para identificar quais produtos Vigor já atendiam a suas novas necessidades relacionadas ao universo saudável. Além das duas inovações, a nova marca é formada pelas seguintes linhas:
 
Viv 3 Grãos: iogurte combinado com grãos de chia, quinoa e amaranto, nas opções tradicionais e zero adição de açúcares;
Viv 3 Grãos Líquido: iogurte na versão líquida, que leva grãos de chia, quinoa e amaranto;
Viv Protein: iogurte líquido com alto teor de proteína, zero lactose e sem adição de açúcares;
Viv Natural: iogurte natural nas versões Natural, Desnatado, Coalhada, Mel, Ameixa e Cenoura, Laranja e Mel;
Viv Mix Granola: combinação de iogurte integral tradicional com os benefícios da granola.
 
Toda a linha Vigor Viv estará disponível nos principais supermercados do país até o fim de março.

Fonte: Ketchum