Close

Parceria entre Casa dos Ventos e Valgroup garante energia renovável para a produção e reciclagem de embalagens

Objetivo da Valgroup, que detém a maior linha automatizada de reciclagem de garrafas PET do Brasil, é ter a totalidade do seu consumo energético proveniente de fontes renováveis.

São Paulo, XX de novembro de 2021 – A Valgroup, uma das maiores transformadoras e recicladoras de plástico do mundo, firmou contrato de compra e venda de energia com a Casa dos Ventos, líder no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil e detentora do maior portfólio de renováveis do país. O acordo, com duração de 15 anos, garante o volume de 25 MW médios para a indústria, equivalente a aproximadamente metade do consumo de energia da Valgroup no Brasil.

O contrato está em linha com as ações de sustentabilidade da companhia: a Valgroup foi a primeira na América Latina a investir em um sistema de recuperação total dos solventes utilizados em seus processos produtivos, deixando de emitir gases poluentes na atmosfera. Também possui a maior linha automatizada de reciclagem de garrafas PET do país, localizada no Rio de Janeiro, com capacidade para processar 100 milhões de unidades por mês. Somada às outras duas plantas na Espanha e no México, totalizam mais de 300 milhões de recipientes reciclados mensalmente.

A parceria com a Casa dos Ventos vai garantir energia renovável, a partir de julho de 2023, para metade das plantas produtivas da companhia no Brasil. O objetivo da empresa de embalagens é aumentar esse percentual gradativamente. O acordo de longo prazo consolida o compromisso da Valgroup com ações estruturadas de ESG, sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa.

“A sustentabilidade sempre fez parte da história da Valgroup e, com essa parceria, estamos dando mais um passo significativo rumo à redução da nossa pegada de carbono. Com maior disponibilidade de energia eólica, conseguiremos suportar o desenvolvimento de nossas soluções inovadoras e sustentáveis com energia limpa e renovável”, destaca Eduardo Berkovitz, Diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup.

A energia será gerada no Complexo Eólico Babilônia Sul, em construção pela Casa dos Ventos na Bahia, com 360 MW de capacidade. “Proporcionamos previsibilidade e também redução de custo, por meio do fornecimento de energia limpa. São soluções customizadas para consumidores que queiram descarbonizar de maneira eficiente seus processos e alinhar suas práticas à agenda ESG”, comenta Lucas Araripe, Diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos. O acordo possibilita, ainda, que a Valgroup se torne autoprodutora de energia, por meio da aquisição de uma participação no empreendimento.

Sobre a Valgroup

A Valgroup é a maior indústria transformadora e recicladora de plástico da América Latina, com 36 unidades localizadas em 5 países. A empresa possui um portfólio amplo de soluções em embalagens flexíveis e rígidas, resinas recicladas e aditivos, além de uma plataforma de inovações sustentáveis, que oferecem, entre outras soluções, a biodegradabilidade aprimorada, conteúdo reciclado e matéria-prima renovável.
Sua história é pautada nos princípios do desenvolvimento econômico sustentável, que se concretizou por meio de investimentos em inovação constante, economia circular eficiente para os plásticos, valorização dos recursos naturais renováveis e incentivos a projetos sociais. A Valgroup é signatária do Compromisso Global da Nova Economia do Plástico – Ellen MacArthur Foundation e aderiu ao Pacto Global da ONU, atuando de forma alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Nosso site e redes sociais:
www.valgroup.com.br
www.linkedin.com/company/valgroup
www.instagram.com/valgroupoficial

Sobre a Casa dos Ventos

A Casa dos Ventos é uma empresa brasileira que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Responsável pela maior campanha de medição de ventos já empreendida no mundo, a empresa desenvolveu um em cada três parques eólicos em operação no Brasil. A trajetória da companhia é marcada por investimento em inovação e concepção de soluções customizadas para apoiar a transição energética de consumidores para um suprimento sustentável.

Para seguir com seu protagonismo no setor, a Casa dos Ventos é detentora do maior portfólio de projetos eólicos e solares do Brasil. A companhia aderiu ao Pacto Global da ONU e trabalha de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, desenvolvendo projetos sociais nas comunidades em que está presente e contribuindo para uma economia de baixo carbono.

Nossas redes sociais
www.linkedin.com/company/casa-dos-ventos-energias-renov-veis
www.facebook.com/casadosventosenergiasrenovaveis
www.twitter.com/acasadosventos
www.instagram.com/casadosventos/