22 de junho de 2020

Todas as medidas de proteção da saúde para o enfrentamento à Covid-19 foram tomadas pela Owens-Illinois, fabricante de embalagens de vidro.” Aprendemos com as nossas filiais na Itália e nos Estados Unidos. Reduzimos o número de funcionários, mantendo em casa àqueles que fazem parte do grupo de risco. Além disso, passamos a realizar a medição da temperatura dos funcionários antes de cada turno de trabalho”, revela Hugo Ladeira, presidente da Owens-Illinois. Dessa forma, segundo o executivo, a empresa conseguiu garantir 100% da operação de suas plantas fabris no Brasil.

 

Apesar dos bares e restaurantes fechados, a Owens-Illinois tomou ações que estão garantindo o emprego e a empresa viva neste momento de incertezas. O setor, segundo Ladeira, já experimentava uma demanda aquecida de garrafas de vidro para bebidas há alguns anos, o que obrigava a empresa e os concorrentes do setor à importação para atender a demanda dos seus clientes. “Mas, com a pandemia deixamos de importar. Para preservar o caixa da empresa neste momento de redução do faturamento, nós diminuimos o estoque”.

 

Como qualquer crise, a pandemia do coronavírus vai trazer enorme oportunidade de aprendizado para tornar uma empresa melhor e mais produtiva. “O trabalho remoto funcionou bem. Os funcionários estão mais engajados e menos estressados por não enfrentar o trânsito do dia a dia e ônibus e metrôs lotados”, afirma. Ele continua: “Como profissionais, vamos sair mais resilientes e, como cidadãos, vamos dar mais valor à reciclagem e à vida mais simples aos lado dos familiares”.

 

Outra mudança acelerada pela pandemia é o crescimento do e-commerce. “Posso pedir cerveja no conforto da minha casa com o mesmo preço praticado na gôndola do supermercado. Isso é um ganho que veio para ficar”, ressalta Ladeira. Ele acredita também que a ida aos restaurantes vai ser destinada aos momentos especiais. “O consumo de maneira geral vai deixar de ser corriqueiro. Os consumidores estão cozinhando em casa e buscam produtos de qualidade. A embalagem de vidro enobrece os produtos sem falar na sua reciclabilidade. Isso nos favorece”.

 

A entrevista completa com Hugo Ladeira estará disponível no canal do YouTube do Instituto de Embalagens.

 

Na próxima quinta-feira, dia 25 de junho, às 19 horas, no Instagram do Instituto de Embalagens, a live Mercado em Pauta, vai receber Rogério Mani, presidente da ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis).