11 de maio de 2020

A Optima deu um grande passo para se tornar uma empresa digitalizada. O Centro de Inovação Digital da empresa oferece uma experiência de produtos digitais e está disponível para todas as suas divisões. A instalação estabelece novos padrões de referência regionais para funcionalidade, tecnologia de ponta e facilidade de visita.

A Interpack – a feira mais importante da indústria de embalagens – que aconteceria de 7 a 13 de maio foi adiada devido à pandemia do Covid-19. A Optima, no entanto, lançou muitas bases para criar uma experiência única para futuros visitantes do Schwaebisch Hall, mesmo após a feira. Em meados de março, o novo Additive Innovation Center – um centro de desenvolvimento para a produção de peças usando tecnologias de impressão 3D – foi aberto na unidade Steinbeisweg.

No final de abril, o Centro de Inovação Digital começou a operar no parque industrial Solpark em Schwaebisch Hall-Hessental. Assim como o Centro de Inovação Aditiva promoverá a tecnologia de impressão 3D, o Centro de Inovação Digital desempenhará um papel significativo dentro do Grupo Optima como um think tank e no desenvolvimento e apresentação de soluções digitais.

Foco na experiência do cliente

Os Serviços Inteligentes da Optima serão apresentados no Centro de Inovação Digital, além de tecnologias e aplicativos digitais relacionados à realidade aumentada e virtual. O novo showroom tornará a digitalização tangível para clientes e visitantes. Os seminários on-line do cliente serão um recurso adicional no futuro.

 

Experimente produtos digitais em primeira mão

“Nosso objetivo é proporcionar a nossos clientes em todo o mundo a oportunidade de experimentar em primeira mão os produtos digitais da Optima”, explica Joachim Dittrich, presidente da divisão de consumidores Optima. Os funcionários, clientes e parceiros da Optima agora terão a oportunidade de ver, descobrir, experimentar e testar as novas soluções digitalizadas da Optima. O Centro de Inovação Digital poderá transmitir e aprimorar conhecimentos. “Especialmente no setor digital, é importante entender o valor agregado e poder comunicar isso ao cliente”, de acordo com Michael Weber, diretor de serviços da OPTIMA consumer GmbH.

Suporte digital durante todo o ciclo de vida da máquina

Produtos e serviços digitais serão apresentados na área de inovação e exposição. Os chamados Serviços Inteligentes desenvolvidos na Optima, nos últimos anos, fazem parte do programa abrangente de gerenciamento do ciclo de vida do OPTIMA Total Care. Os Serviços Inteligentes complementam efetivamente os chamados Serviços Básicos, ou seja, serviços tradicionais, como instalação, calibração, serviço de peças de reposição, treinamento e aperfeiçoamentos. Os serviços digitais suportam todos os estágios do ciclo de vida da máquina – desde o planejamento até o comissionamento até a adaptação. Por exemplo, no início de um projeto durante a revisão do design, ou seja, na primeira inspeção do design, o sistema pode ser exibido digitalmente e em três dimensões em uma tela virtual. Os clientes poderão ainda experimentar o sistema de perto, usando óculos de realidade virtual. Isso facilitará correções precoces.

Suporte à tecnologia de realidade aumentada

Os clientes também receberão suporte digital em todos os dispositivos finais possíveis, incluindo óculos de realidade aumentada, na resolução de problemas na produção ou na alteração de formatos. Os clientes poderão acessar esses e muitos outros serviços inteligentes 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de uma plataforma Optima central e fácil de usar. A disponibilidade contínua de serviços inteligentes significa que a operação ágil e digital de máquinas está se tornando realidade. Os clientes poderão testar todos os produtos no novo centro.

“O Centro de Inovação Digital foi projetado para que as visitas – desde a primeira visita de um cliente, durante o planejamento de um projeto ou após o comissionamento – sejam baseadas nas necessidades do cliente”, explica Holger Frey, que lidera os Serviços Inteligentes. O showroom pode ser personalizado para cada visita do cliente em alguns minutos.

O mesmo prédio para abrigar o primeiro espaço de trabalho conjunto na região

“As colaborações se tornaram ainda mais importantes desde o início da crise de Covid-19. Portanto, estamos muito satisfeitos que o mesmo prédio também abrigue o primeiro espaço de trabalho conjunto na região de Schwaebisch Hall. Compartilharemos o lobby e a área comum com nossos novos vizinhos “, diz Frey. Ele vê um grande potencial aqui: “No chamado ‘olá SPACE’, freelancers e pequenas empresas iniciantes poderão desenvolver novas ideias. Estamos muito satisfeitos por fazer parte de um bairro inspirador”.

O novo Optima Digital Innovation Center está localizado na Geschwister-Scholl-Straße 77, no parque industrial Solpark, em Schwaebisch Hall-Hessental.

 

Fonte: Imprensa Optima