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O sabor como fator de decisão de compra

Beth Nieman Hacker, diretora de pesquisa de mercado global na Tate & Lyle, fará uma apresentação durante a conferência WellFood Summit 2019. Ela discutirá os desafios enfrentados pela indústria de alimentos para formular produtos de acordo com as mais recentes tendências de consumo.

“O sabor é o principal fator que o consumidor leva em consideração na escolha de um alimento ou bebida. Os consumidores estão agora interessados em reduzir a ingestão de açúcar e calorias em suas dietas, sem que isso afete o sabor ou a textura”, afirmou.

De acordo com análises e estudos da empresa líder em soluções e ingredientes para alimentos e bebidas, a redução de açúcar e calorias, a rotulagem limpa (“Clean label”), a ingestão de fibras e o aumento no consumo de alimentos à base de plantas estão impulsionando a indústria a trabalhar em conjunto com fabricantes de ingredientes para criar soluções inovadoras.

“Os consumidores estão à procura de alimentos saudáveis em que possam confiar. Por isso, a indústria precisa se esforçar para criar fórmulas com ingredientes que são fáceis de reconhecer através de um rótulo. Ainda que a rotulagem limpa não seja fácil, ela é a chave para gerar um compromisso de transparência com os consumidores”, explicou Beth.

Além de oferecer inovação em sabor e texturas que os consumidores amam, os fabricantes de alimentos e bebidas também devem garantir a estabilidade, capacidade de processamento e a vida de prateleira, entre outras propriedades funcionais de seus produtos. A executiva explicou que a Tate & Lyle estabelece parcerias com as empresas de alimentos e bebidas para construir soluções que atendam às necessidades dos consumidores sem deixar de lado o sabor irresistível que amam.

Segundo Renata Cassar, Senior Nutrition Scientist, a Stevia continua sendo um dos adoçantes de mais rápido crescimento no mercado, e é um dos ingredientes que podem ajudar a indústria na fabricação de alimentos e bebidas. “Desenvolver produtos mais saudáveis é algo que levamos muito a sério”, disse.

De acordo com dados divulgados pela Tate & Lyle, os consumidores estão cientes de que o bem-estar ocorre de dentro para fora: 67% das pessoas que usam suplementos nos Estados Unidos concordam que preferem obter vitaminas através de uma dieta saudável do que através de uma pílula.

Outra das tendências relevantes relatadas foi a crescente demanda por fibra: os consumidores a veem não apenas como um ingrediente que ajuda na digestão, mas também no controle de peso.

Em todo o mundo, há um aumento considerável no lançamento de produtos que incluem fibras: 32% de crescimento na categoria de sopas e molhos; 26% a mais em panificação, 23% em bebidas e 14% em produtos lácteos. O portfólio completo de produtos de fibra da Tate & Lyle é aceito e autorizado pelo FDA.

A Tate & Lyle convida a indústria a explorar o uso de ingredientes que contribuem para a saúde e o bem-estar dos consumidores. O desafio para a indústria, de acordo com Beth, é tornar a comida mais saudável e mais deliciosa.

Fonte: 2PRÓ Comunicação