Novo livro bilíngue do Instituto de Embalagens destaca a importância do plástico para a vida moderna e a sua sustentabilidade

O plástico está presente em praticamente tudo na nossa vida, da embalagem ao celular, proporcionando inúmeros benefícios para os consumidores. No entanto, o plástico virou o vilão da vez do meio ambiente condenado pelas ONGs ambientais e mídias de massa. Nessa guerra ao plástico, na qual é mais fácil proibir em vez de reciclar, o que falta é educação ambiental.

O objetivo do novo livro bilíngue (português-inglês) Embalagens Plásticas – Plastic Packaging, do Instituto de Embalagens, é explicar os inúmeros benefícios da embalagem plástica para a vida moderna e como o plástico deve ser utilizado para proteger o planeta.

“Precisamos ter bibliografia isenta e imparcial e com uma linguagem que orienta a indústria, a de bens duráveis, de consumo e de transformação plástica. Referências que possam responder a ataques e esclarecer a verdade: o plástico é sustentável e útil para a sociedade”, explica Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

“A indústria do plástico caminha rumo à sustentabilidade e à efetivação da economia circular em sua cadeia produtiva com o aperfeiçoamento do design das embalagens, encontrando soluções e estabelecendo padrões para os produtos, a fim de que tenham maiores índices de reciclabilidade”, destaca José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

“Os plásticos são materiais incríveis e serviram para melhorar as nossas vidas durante décadas, seja através do aumento da vida útil do produto, da redução do desperdício de alimentos ou de soluções mais ergonômicas e funcionais”, ressalta Steven Pacitti, editor da revista Plastics in Packaging e presidente da International Packaging Press Organization (IPPO).

O conteúdo está dividido em seis unidades: Introdução ao Universo das Embalagens, Materiais Plásticos e suas Embalagens, Embalagens, Insumos e Acessórios, Processos, Máquinas, Embalagens e Sustentabilidade.

Com 464 páginas, a nova obra coletiva tem vários coautores: Assunta Napolitano Camilo, Antonio Andrade, Antonio Bugatti, Arnaldo Oquendo, Cláudio Marcondes, Élcio Sousa, Fernando Ferreira, Gláucia Boner, Guilherme Arcuri, Henrique Arcuri, Magda Cercan, Marcos Bontempo, Margaret Hayasaki, Murillo Longo, Paulo Villas, Rodrigo Affonso, Rodrigo Vanni, Silvio Rotta e Simone Ruiz.

O lançamento do livro Embalagens Plásticas – Plastic Packaging será realizado no próximo dia 01 de outubro, na FIESP, em São Paulo, durante o Fórum Embalagem & Sustentabilidade e na sequência, na feira K, maior evento do setor plástico do mundo, que será realizado de 16 a 23 de outubro, em Düsseldorf, na Alemanha.

O livro é patrocinado, por enquanto, por: Activas, Braskem, Deink, ExxonMobil, Igaratiba, Krones, Multivac, NitroQuímica, Plastifama, Plascony, Poli Instrumentos, Polyone, PQS, Solèflex, Termotécnica, Toyobo e Valgroup

Sobre o Instituto de Embalagens

Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando o seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas.

Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto de Embalagens, a entidade já publicou 17 livros e realizou cerca de 78 cursos e 115 eventos, com a participação de mais de dez mil profissionais.

A crença do Instituto de Embalagens é que melhores embalagens promovem melhor qualidade de vida.