Close

Naturágua agora vem em copo de plástico biodegradável

Um dos principais desafios da indústria é promover a interação entre inovação e sustentabilidade ambiental. Em uma sociedade cada vez mais sensível às questões que envolvem a preservação do planeta, é essencial que empresas também estejam atentas ao tema. Com essa premissa, a Naturágua, marca de envase de água mineral do Grupo Telles, em Fortaleza, lança no mercado a água mineral em copo plástico biodegradável.

 

Em média, o plástico demora de 250 a 400 anos para se decompor, resultando em danos à natureza. Isso acontece porque os micro-organismos não conseguem fazer a decomposição de materiais não biodegradáveis, prolongando, assim, o tempo do plástico no meio ambiente. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de oito milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos anualmente.

 

O novo copo utilizado pela Naturágua soluciona exatamente a questão da decomposição. Em sua formulação, a embalagem, feita de polipropileno, traz um aditivo que acelera o processo de oxidação e degradação bastando para isso ser exposta ao meio ambiente, facilitando, dessa forma, seu consumo por micro-organismos. Submetido à agentes ativadores, dentre eles calor, umidade, luz UV e oxigênio, o tempo de deterioração do copo biodegradável é de 2 anos, no máximo. O copo é produzido pela Thermovac, empresa catarinense de embalagens plásticas, e é certificado pela SP Technical Research Institute, da Suécia, aprovado pelo FDA nos EUA.

 

“Temos o compromisso de oferecer aos nossos consumidores produtos de qualidade e que estejam alinhados ao nosso pilar de sustentabilidade ambiental”, explica Aline Telles Chaves, vice-presidente de Operações do Grupo Telles. “Vivemos e implantamos na Naturágua o conceito de competitividade sustentável onde somos responsáveis pelos recursos gerados e seus impactos. É fundamental que cada um faça a sua parte para preservar os recursos do planeta”.

 

Esse lançamento amplia a linha de produtos ECO da Naturágua. No segundo semestre de 2019, a marca cearense apresentou uma garrafa PET mais leve em 30% do que os tradicionais, com 9 gramas – contra as de 13 a 15 gramas disponíveis no mercado –, produzida com maquinário importado da Europa, único no segmento de água mineral instalado na América do Sul.

 

Única empresa de água mineral do Brasil certificada com o ISO 22000 pelo Bureau Veritas Certification (BVC), maior órgão certificador do mundo, a Naturágua conta com duas unidades envasadoras no Ceará com mais de 10 fontes de captação, a maior parte com pH acima de 7.0, atuando em conformidade com as exigências do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Fonte: Ketchum