Close

Mondi acelera os esforços para o desenvolvimento de embalagens flexíveis de plástico reciclado pós-consumo

O Mondi Group liderou o Project Proof, um projeto pioneiro promovido pela Fundação Ellen MacArthur (EMF). O projeto criou um protótipo de pouch que incorpora um mínimo de 20% de plástico pós-consumo originado de resíduos domésticos mistos. A embalagem é adequada para produtos domésticos, como detergente.

O Project Proof faz parte do compromisso da Mondi com a Iniciativa da Nova Economia de Plásticos da Ellen MacArthur. Ele está focado em projetar produtos de acordo com os princípios da economia circular e mostrou que é possível usar conteúdo reciclado pós-consumo impuro e bruto para criar novas embalagens flexíveis. A Mondi agora vai avançar no desenvolvimento do protótipo para garantir que a embalagem possa ser lançada como um produto comercialmente viável para seus clientes multinacionais de produtos de consumo. Isso vai apoiar o trabalho da Mondi como signatária do Compromisso da Nova Economia de Plásticos para garantir que pelo menos 25% do lixo pós-consumo seja incorporado em todas as suas embalagens plásticas flexíveis, onde as regulamentações de contato com alimentos permitirem até 2025.

 

Project Proof

Georg Kasperkovitz, CEO da Mondi Consumer Packaging, afirma: “Acreditamos que trabalhar em parceria é fundamental para encontrar uma solução para os resíduos plásticos, impulsionando a inovação e a ampla mudança sistêmica em toda a cadeia de valor dos plásticos, com foco na substituição, redução e reciclagem”.

A Mondi encabeçou o Project Proof para examinar se é possível produzir dois novos produtos flexíveis de embalagens plásticas: um para embalagens flexíveis feitas com uma porcentagem de resíduos pós-consumo; e um pouch (FFS) para aplicações alimentícias. Com o objetivo de substituir laminados multicamadas, muitas vezes encontrados em embalagens de alimentos e, portanto, aumentando a reciclabilidade. À medida que o uso de materiais reciclados e a criação de plásticos mais recicláveis ​​em embalagens flexíveis aumentam em popularidade, eles ajudarão a circularidade no mercado.

A abordagem centrada no cliente do Grupo, EcoSolutions, está ajudando os clientes a atingir suas metas de sustentabilidade, concentrando-se em embalagens que sejam sustentáveis ​​por design – papel, quando possível, plástico, quando útil.

Reciclagem com material pós-consumo nas piores condições

A primeira fase do projeto produziu com sucesso um protótipo feito com um mínimo de 20% de resíduos pós-consumo, uma embalagem flexível para aplicações não alimentícias, como detergente para a roupa ou lava-louças. As origens dos resíduos pós-consumo utilizados foram consideradas o pior caso possível de material não limpo e não processado. Após a lavagem e classificação usando uma variedade de tecnologias, o resultado foi uma resina de polímero reciclado adequada para a produção de embalagens flexíveis. Isso foi processado em um protótipo final, uma embalagem stand-up pouch totalmente utilizável. A embalagem tem excelente construção, força de vedação e integridade do zíper. Sua aparência é uma reminiscência de papel reciclado com o material plástico misturado, criando pequenas manchas de coloração inconsistente.

“Queríamos ver o que era possível com a pior entrada e conseguimos criar um protótipo totalmente utilizável”, explicou Graeme Smith, gerente de sustentabilidade da Mondi Consumer Packaging. “Esta prova de conceito sublinha o potencial que poderia ser fabricado quando materiais de melhor qualidade, pré-classificados, são usados ​​como entrada. Melhores mecanismos de coleta de resíduos e foco em embalagens projetadas para reciclagem melhorarão esse processo e ajudarão a fechar o ciclo de sustentabilidade”.

Desenvolvimento de embalagens recicláveis ​​para alimentos

A segunda parte do Project Proof focou em embalagens de alimentos de longa vida de prateleira. Os padrões para aplicações de alimentos foram mantidos com alta especificação técnica acordada pelos participantes da indústria de produtos de consumo. A barreira de alumínio, geralmente, encontrada em embalagens plásticas padrão de alimentos pode prolongar a vida de prateleira, mas cria problemas na reciclagem. O Project Proof criou uma oportunidade para reavaliar e possivelmente reduzir as especificações de certos requisitos, permitindo que materiais mais sustentáveis ​​sejam usados.

Já existem materiais sendo testados com base em monomaterial, o que tornaria a reciclagem possível nos fluxos de resíduos existentes. Concluiu-se que um maior desenvolvimento nesta área era necessário, pois as ofertas atuais não alcançavam as especificações mínimas básicas estabelecidas pelos proprietários das marcas. Acordos conjuntos de desenvolvimento estão sendo discutidos para futuras oportunidades de pesquisa nessa área.

Os Acordos Conjuntos de Desenvolvimento ajudarão a aumentar a atração de talentos e tecnologia em áreas tecnicamente desafiadoras de desenvolvimento de produtos, onde apenas uma cadeia de valor completa de membros da equipe do projeto pode ajudar a decidir futuras especificações e aprovações para facilitar a reciclagem de material.

 

Projetos Pioneiros

As soluções atuais de embalagens plásticas enfrentam desafios que nenhuma organização pode resolver sozinha. A EMF estabeleceu o Pioneer Projects como um meio para a indústria de plásticos trabalhar em conjunto para encontrar essas soluções. O Pioneer Projects são colaborações pré-competitivas lideradas por membros da New Plastics Economy Initiative, como a Mondi. As partes interessadas de toda a cadeia de valor de plásticos são convidadas a projetar e testar inovações que possam mudar a maneira como fazemos, usamos e reutilizamos plásticos com base nos princípios de uma economia circular.

Isso fornece permite à cadeia de valor compartilhar conhecimento de maneira segura, resultando em progresso que, de outra forma, não seria possível. Como facilitador desses projetos, o EMF incentiva o pensamento econômico circular em todos os momentos para promover a geração de ideias que podem ser usadas por todos.

Outros projetos pioneiros em andamento

Também facilitado pela EMF, outros projetos da Pioneer estão em andamento e liderados por diferentes partes interessadas em toda a cadeia de valor dos plásticos. A Mondi está participando de outros três projetos Pioneer em andamento: Projeto Barreira; Projeto Mar e Projeto Holy Grail. O Projeto Barreira está se concentrando no desenvolvimento de diretrizes para embalagens de barreira flexível à base de plástico reciclável no futuro. O Projeto Mar está analisando os fluxos de resíduos dentro de uma região para entender onde os resíduos se acumulam no final de sua vida. O Projeto Holy Grail está desenvolvendo rastreadores e marcas d’água digitais para permitir que os recicladores automatizem a identificação de tipos de plásticos rapidamente e facilitem a reciclagem para suportar uma economia circular.

 

Imprensa Mondi e EMF