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Mintel anuncia tendências globais de consumo para 2021

A Mintel apresenta sete tendências que devem impactar o mercado de consumo global em 2021, incluindo análises, insights e recomendações centradas no comportamento do consumidor, mudanças de mercado, marcas inovadoras e oportunidades para empresas e marcas atuarem nos próximos 12 meses:

• Saúde indefinida: a consciência do bem-estar está na vanguarda das mentes dos consumidores, mas não existe um manual. As marcas têm a responsabilidade e a oportunidade de definir novas regras.
• Empoderamento coletivo: os consumidores em todo o mundo estão fazendo suas vozes serem ouvidas em alto e bom som na busca por equidade, protagonismo e direitos.
• Mudança de prioridade: os consumidores estão buscando um retorno ao essencial, com foco em bens flexíveis e uma reformulação do que realmente importa.
• Coming Together: Os consumidores estão se reunindo em comunidades com interesses semelhantes para se conectar e apoiar uns aos outros, impulsionados pelo impacto da pandemia global.
• Vida virtual: separação física devido à pandemia, maior necessidade de escapismo e tecnologia aprimorada estão levando os consumidores às experiências digitais.
• Espaços sustentáveis: COVID-19 mudou sutilmente, mas significativamente, a consciência do consumidor sobre nossa relação com os espaços em que vivemos, acelerando a demanda por sustentabilidade.
• Dilemas digitais: embora haja muitos benefícios em uma vida mais conectada digitalmente, as preocupações com seus impactos negativos estão colocando os consumidores em apuros.

Gabrielle Lieberman, diretora de Pesquisa de Tendências e Mídias Sociais da Mintel, Américas, comenta como as tendências foram desenvolvidas e como impactarão os mercados, marcas e consumidores em 2021. “Nosso estudo considera as mudanças que foram aceleradas pela pandemia COVID-19 – as mudanças sutis, porém profundas no pensamento do consumidor e nas respostas das marcas – e tentam encapsular o futuro melhor que os consumidores, globalmente, aspiram e pelo qual as marcas podem construir suas próprias visões estratégicas ”.

Saúde indefinida
“Os consumidores estão em busca de uma experiência de bem-estar por meio de uma lente inteiramente nova, que foi construída em torno de um senso de incerteza. Quanto e quando a vida mudará para rotinas mais equilibradas. Isso está impulsionando a demanda por conforto e estrutura”.

“Como as marcas pretendem definir um novo tom e novas estruturas? A oportunidade para as marcas existe não apenas em vender um produto ou serviço de bem-estar aos consumidores, mas também em lembrá-los do valor de sua própria curiosidade interna e do poder de experimentar algo novo”.

Empoderamento coletivo
“A mentalidade coletiva da pandemia motivou um novo mindseat do consumidor, agora focada na comunidade – mesmo em culturas tradicionalmente individualistas – que colocou o apoio mútuo e a defesa na vanguarda de vários comportamentos de consumo. A ascensão do movimento Black Lives Matter e a Global Climate Strike mostram como as pessoas estão se reunindo para clamar por mudanças positivas”.

“Há uma oportunidade para as marcas assumirem a liderança na abordagem dessas questões e elas podem correr o risco de serem vistas como um obstáculo senão o fizerem.”

Mudança de prioridade

“Como os consumidores estão enfrentando incertezas econômicas e / ou uma mistura de sentimentos contraditórios de vulnerabilidade e resiliência. Eles estão dando um passo atrás e adotando uma mentalidade de escassez que os faz monitorar mais de perto seus gastos e evitar o consumo excessivo. Nessa busca por coisas que são importantes para eles, os consumidores buscam não apenas preço acessível e conveniência, mas também segurança, proteção e durabilidade dos produtos”.

“As marcas devem aproveitar esta oportunidade para se tornarem agentes de mudança positiva e provar que oferecem bom valor e resultados tangíveis.”

Coming together
“COVID-19 revitalizou o conceito de comunidade, com os consumidores desejando conexões e interações humanas mais do que nunca. Com a população mundial forçada a ficar em casa e observar medidas de distanciamento social, isso destacou a importância da unidade como meio de apoio mútuo”.

“Uma compreensão generalizada de que a comunidade e o pertencimento são essenciais para combater a solidão oferece às marcas a chance de celebrar a identidade do consumidor e oferecer novas maneiras de apoiar umas às outras.”

Vidas virtuais
“O impacto da pandemia e a inovação contínua em tecnologia significam que as experiências continuam mudando e o papel do entretenimento digital em promover positividade e conectar pessoas é de particular importância”.

“A popularidade de rápido crescimento dos jogos e esportes eletrônicos oferece oportunidades para marcas de vários mercados, seja por meio de colaborações para criar itens colecionáveis no jogo, criando seus próprios jogos ou combinando produtos para acompanhar as sessões de jogo”.

Espaços sustentáveis
“Com acesso a mais informações do que nunca, os consumidores estão exigindo maior transparência das marcas, incluindo como elas enfrentam os desafios da sustentabilidade”.

“A medida que os consumidores avaliam cada vez mais a complexidade dos problemas que o mundo enfrenta, as marcas têm a oportunidade de inovar proativamente os produtos e serviços – desde o foco no localismo e apoio às comunidades até estimular os consumidores a melhorar hábitos ”.

Dilemas digitais
“A tecnologia desempenhou um papel importante na oferta de soluções que proporcionam paz de espírito em tempos de incerteza. Embora a tecnologia tenha como objetivo melhorar a vida vale a pena dar um passo atrás para avaliar como os consumidores se sentem em relação à tecnologia com a qual se cercam”.

“O comércio eletrônico e as transações online têm o potencial de se tornar, e permanecer, como novo normal. Assim, as marcas são encorajadas a inovar os recursos digitais em antecipação às necessidades dos consumidores e, crucialmente, a preencher habilmente a lacuna entre os mundos online e offline para oferecer uma experiência mais confiável e consistente”.

Fonte: Imprensa Mintel