23 de abril de 2021

A Loja da Lata é uma unidade de negócios da Brasilata, maior fabricante de latas de aço da América Latina, para produtos químicos e solventes. O nascimento deste negócio surgiu da oportunidade de diversificar o seu portfólio e atender uma demanda reprimida de um público que queria comprar uma quantidade menor de latas personalizadas.

O principal gargalo para fornecer latas de aço em pequenas quantidades era a impressão. Depois de 6 anos investindo em pesquisas, a Brasilata desenvolveu uma tecnologia de impressão digital direta na folha de aço. Um fator importante para o sucesso deste projeto foi a escolha dos fornecedores para o desenvolvimento do equipamento para impressão digital em latas de aço. Segundo Daniel Speicys Cardoso, gerente geral da Loja da Lata, o grande desafio era imprimir no aço e a tinta não sair. “As adaptações no processo de impressão garantem que não ocorram abrasões na lata no ponto de venda e no próprio processo de produção que agride um pouco o aço”, explica.

A tecnologia de impressão digital permite inovar a personalização de latas de aço. No ano passado, o Empório Santa Maria encomendou cinco mil latas, com três artes diferentes, para comercializar sabores distintos de panetone. Ela também possibilita a impressão de dados variáveis como u.m lote numerado de produtos. “Fizemos duas edições de lotes numerados de 100 latas de aço de café para o Café Santa Monica”, revela o gerente geral da Loja da Lata.

A personalização das latas de aço através da impressão digital ganha uma avenida de possibilidades. “É possível customizar as embalagens com o nome das pessoas para um evento. Agora se a empresa tem mais dados sobre os seus clientes, você pode ir além. Um site esportivo, por exemplo, pode enviar um brinde no final do ano embalado em uma lata com a frase do esportista preferido do seu cliente”, revela.

A entrevista completa com Daniel Speicys Cardoso pode ser assistida em nosso canal no YouTube.