Close

Krones e Innocent estão construindo planta neutra de carbono

A empresa inglesa de bebidas Inoccent, famosa por produzir sucos e smoothies, decidiu construir sua primeira fábrica de engarrafamento própria. A Krones ganhou o pedido de quatro linhas completas para envase em PET, com bloco asséptico e toda a tecnologia correspondente de TI. A nova planta, que será sustentável e erguida como um projeto Greenfield no porto de Rotterdam, na Holanda, tem a missão de ser totalmente neutra de carbono.

 

“Estamos empenhados em reduzir o consumo de água ao mínimo, já que queremos tratá-la e reutilizá-la o máximo possível”, explica Sam Woollett, responsável pela área de Engenharia e Instalações da Innocent. Cada uma das quatro linhas PET idênticas terá capacidade de envasar até 32.000 garrafas por hora. A nova fábrica será encarregada de encher cerca de 400 milhões de garrafas de bebidas ao ano.

 

Entre as máquinas fornecidas pela Krones, destaque para a Contipure AseptBloc DA, que engloba uma moderna sopradora Contiform 3 Pro e uma enchedora asséptica Modulfill Asept. Para o módulo de esterilização de preformas Contipure D, a Innocent optou por uma versão particularmente sustentável. Isso garante um custo total de propriedade (TCO) reduzido, graças ao menor consumo de peróxido de hidrogênio, vapor e energia, além de tempos de preparação mais curtos. Todas as garrafas depois de cheias serão equipadas com um selo inviolável e – dependendo do formato – com uma etiqueta envolvente ou sensível à pressão. Além disso, a rotuladora modular Topmodul será sincronizada em bloco diretamente com a embaladora Variopac Pro FS.

 

Todos os processos de produção receberão tecnologias de digitalização da Syskron, empresa do Grupo Krones. A Syskron, por exemplo, desenvolveu um conceito MES para a Innocent que, por meio de interfaces apropriadas, também integra o sistema ERP, o controle de processos e os sistemas de gerenciamento de armazém na nova planta.

 

Este conceito inclui várias soluções da marca da família SitePilot IT, não menos importante o sistema de planejamento de produção Planning, o sistema de pedido e administração Line Management, além do Line Diagnostics para aquisição e análise de dados de produção. Da categoria de serviços Share2Act, a Innocent usará no futuro o Connect: isso permite que todas as informações, como horários de turnos, sejam disponibilizadas a todos os funcionários em formato digital.

 

Andy Joynson, diretor de Operações da Innocent, explicou que o objetivo da parceria com a Krones é “construir a empresa de bebidas favorita da Terra com seus produtos saudáveis”. Sua localização no porto de Rotterdam não é acidental. “Vamos minimizar a distância entre o local de onde as frutas chegam do exterior e a instalação de produção. Isso nos permite reduzir a pegada de CO2 da empresa em cerca de 10%. Estamos muito felizes por podermos engarrafar nossas bebidas saudáveis em nossa própria fábrica, mas mais satisfeitos ainda por garantirmos que a operação de produção e os edifícios da planta estejam de acordo com nossos padrões de sustentabilidade”, destaca Andy Joynson.

 

Fonte: Imprensa Krones