Close

Janeiro tem alta retração em lançamento de produtos

O mês de janeiro deste ano reflete o desestímulo da indústria brasileira em lançar novos itens devido à instabilidade de consumo e econômica do país. O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, indicado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil aponta para queda de 18,7% na comparação com dezembro de 2020 no dado livre de efeitos sazonais. Comparado a janeiro de 2020, o índice retraiu 10,3%. Já no acumulado de 12 meses o índice caiu 8,4%. O índice é calculado de acordo com o registro de novos códigos de barras para produtos da indústria de transformação – alimentos, bebidas, têxtil, joalheria, brinquedos, instrumentos musicais e outros.

Regiões
As cinco regiões do país tiveram desempenho negativo em lançamentos, conforme quadro abaixo:

Entre os setores analisados pelo Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, o têxtil e o de produtos diversos (joalheria, brinquedos, instrumentos musicais e alguns outros) mostram recuperação em janeiro de 2021.

Entenda o Índice GS1
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
• ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
• DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
• O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
o Todo 1º dia útil do mês
o Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
o Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
o Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
o Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
o Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

Fonte: DFreire Comunicação e Negócios