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Henkel registra crescimento orgânico de vendas em 2018

“Em 2018, obtivemos crescimento rentável na Henkel. Atingimos um bom crescimento orgânico com novas altas em ganhos e lucratividade. Também aumentamos significativamente o fluxo de caixa livre. Ao mesmo tempo, nos deparamos com significativos efeitos negativos do câmbio, bem como aumento dos preços de materiais diretos. O bom desempenho geral dos negócios foi, outra vez, impulsionado pelas nossas marcas bem-sucedidas e tecnologias inovadoras – líderes em mercados e categorias altamente atrativos. Nosso crescimento rentável foi complementado pelas contribuições de aquisições nos nossos segmentos de produtos industriais e de consumo. Mantivemos nossa rígida disciplina de custos e melhoramos continuamente nossa eficiência”, disse Hans Van Bylen, CEO da Henkel.

“Realizamos um progresso significativo na execução das nossas prioridades estratégicas até 2020 e além. Implementamos com sucesso as iniciativas estratégicas principais e melhoramos ainda mais a nossa competitividade. Para identificar novas oportunidades de crescimento, principalmente no segmento de bens de consumo, e acelerar ainda mais a transformação digital da nossa empresa, anunciamos em janeiro o aumento dos investimentos para aproximadamente 300 milhões de euros por ano a partir de 2019”, afirmou Hans Van Bylen. “Nossa ambição financeira de médio a longo prazo enfatiza o nosso compromisso de proporcionar crescimento rentável sustentável e retornos atrativos”.

Perspectivas para 2019

Com reflexo no aumento dos investimentos de crescimento a partir de 2019, a Henkel espera um crescimento orgânico de vendas entre 2% e 4% no presente ano fiscal. Para a margem EBIT ajustada, a Henkel espera um intervalo de 16% a 17% e um desenvolvimento do EPS ajustado na faixa dos 5% abaixo do ano anterior em taxas de câmbio constantes.

Desempenho de vendas e lucros em 2018

Nominalmente, as vendas no ano fiscal de 2018 apresentaram ligeira queda de 0,6%, para 19.899 milhões de euros. As mudanças no câmbio tiveram um efeito negativo geral de cerca de 1,1 bilhão de euros, ou -5,4%, nas vendas. Ajustadas para efeitos cambiais, as vendas cresceram em 4,8%. Aquisições e desinvestimentos representaram um crescimento de vendas de 2,4%. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e de aquisições/desinvestimentos, apresentaram um bom aumento de 2,4%.

A unidade de negócios Adhesive Technologies proporcionou um forte crescimento orgânico de vendas de 4%. Organicamente, as vendas da unidade de negócios Beauty Care foram 0,7% inferiores em relação ao ano anterior. A unidade de negócios de Laundry & Home Care relatou um bom aumento de 1,9% nas vendas orgânicas.

Os mercados emergentes novamente tiveram um aumento muito forte nas vendas orgânicas, de 6,3%. Os mercados maduros registraram um desempenho ligeiramente negativo das vendas orgânicas de -0,4%.

As vendas cresceram organicamente em todas as regiões, com exceção à América do Norte. Na Europa Oriental, as vendas apresentaram um aumento orgânico positivo de 0,3%. Na Europa Ocidental, as vendas cresceram organicamente 7,6%. África/Oriente Médio apresentaram crescimento orgânico de vendas de 11,3%. As vendas na América do Norte foram organicamente 1% abaixo do nível do ano anterior. Tal desenvolvimento ocorreu em função das dificuldades de entrega nos negócios de bens de consumo norte-americanos da Henkel no início de 2018. Nessa região, os negócios de Adhesive Technologies apresentaram um forte desempenho, enquanto os de Professional Hair Care tiveram um crescimento significativo nessa região. A América Latina atingiu um crescimento orgânico de vendas de 9,3% e, na região Ásia-Pacífico, as vendas cresceram organicamente em 0,9%.

O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou em 1%, para 3.496 milhões de euros, um novo recorde para a Henkel.

O retorno sobre as vendas ajustado (EBIT) aumentou 0,3 ponto percentual, para 17,6%. Esta também foi uma nova alta histórica para a companhia.

O resultado financeiro totalizou -65 milhões de euros após os -67 milhões de euros³ no ano fiscal de 2017.

O lucro líquido ajustado do ano após as participações minoritárias aumentou 2,8%, para 2.604 milhões de euros (2017: 2.534 milhões de euros).

Os lucros ajustados por ação preferencial (EPS) cresceram 2,7%, de 5,85 para 6,01 euros. Em taxas de câmbio constantes, o crescimento do EPS atingiu 7%.

O Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e o Comitê de Acionistas vão propor à Assembleia Geral Anual, de 8 de abril de 2019, um aumento do dividendo por ação preferencial de 3,4%, para 1,85 euro (ano anterior: 1,79 euro). O dividendo proposto por ação ordinária é de 1,83 euro, um aumento de 3,4% em relação ao ano anterior (1,77 euro). Esse seria o maior pagamento de dividendos na história da companhia, equivalente a uma relação de pagamento de 30,9%.

O capital de giro líquido como porcentagem das vendas atingiu 5,1%, apresentando uma boa melhora ao longo do ano, especialmente no segundo semestre, quase atingindo o nível do mesmo período do ano anterior (4,8%).

A posição financeira líquida encerrou o ano em -2.895 milhões de euros (31 de dezembro de 2017: -3.222 milhões de euros3). A mudança em relação ao fim do ano anterior ocorreu principalmente em função do forte desenvolvimento do fluxo de caixa livre.

3 Números do ano anterior alterados (principalmente devido a uma mudança nas políticas contábeis de acordo com as normas IFRS)

Desempenho das unidades de negócios

A unidade de negócios Adhesive Technologies gerou um forte crescimento orgânico de vendas de 4% no ano fiscal de 2018. Em termos nominais, as vendas cresceram 0,2%, para 9.403 milhões de euros. O lucro operacional ajustado aumentou 1,6%, para 1.761 milhões de euros. O retorno sobre as vendas ajustado cresceu 0,2 ponto percentual, atingindo 18,7%.

O desenvolvimento de vendas orgânicas na unidade de negócios Beauty Care foi ligeiramente negativo em -0,7% no ano fiscal de 2018. Nominalmente, as vendas cresceram 2,1%, para 3.950 milhões de euros. O lucro operacional ajustado cresceu 1,6%, para 675 milhões de euros. O retorno sobre as vendas ajustado ficou ligeiramente abaixo do nível do ano anterior, atingindo 17,1%.

A unidade de negócios Laundry & Home Care gerou um bom crescimento orgânico de vendas de 1,9% no ano fiscal de 2018. Nominalmente, as vendas chegaram a 6.419 milhões de euros após os 6.651 milhões do ano anterior. O lucro operacional ajustado teve um ligeiro aumento em 0,7%, para 1.162 milhões de euros. O retorno sobre as vendas ajustado apresentou forte crescimento de 0,5 ponto percentual e atingiu 18,1%.

Ótimo progresso na implementação da estratégia em 2018

“Buscamos uma estratégia de longo prazo para a Henkel: Queremos gerar um crescimento rentável sustentável. Com a estratégia Henkel 2020+, definimos nossas quatro prioridades estratégicas para 2020 e além: impulsionar o crescimento, acelerar a digitalização, aumentar a agilidade e investir no crescimento. Nos últimos dois anos, tivemos um ótimo progresso e implementamos com sucesso as principais iniciativas estratégicas”, reforçou Hans Van Bylen.

Em 2018, a Henkel continuou a executar uma série de projetos e iniciativas para impulsionar ainda mais o crescimento em seus mercados em todo o mundo. O intercâmbio aprofundado regular, bem como a estreita colaboração com os clientes nos negócios industriais e de consumo da Henkel foram fatores fundamentais para o sucesso.

Direcionou-se um foco particular à aceleração dos ciclos de inovação e à redução dos tempos de inovação para abordar as novas tendências de mercado e as necessidades dos clientes com maior rapidez. A Henkel teve um bom progresso na melhora de seus processos de inovação, resultando em altas taxas de inovação e aumento das vendas do primeiro ano por meio de inovações ou das dez principais inovações.

A Henkel também avançou na integração de negócios adquiridos e concluiu várias novas aquisições que fortalecerão a competitividade e complementarão o portfólio nos negócios industriais e de consumo.

Para captar novas fontes de crescimento, a unidade de Capital de Risco da Henkel continuou a investir em novos materiais, tecnologias, aplicações, modelos de negócios e serviços, com investimentos diretos em start-ups e em outros fundos de capital de risco. A Henkel planejou investir cerca de 150 milhões de euros em atividades de capital de risco entre 2017 e 2020. Até o fim de 2018, aproximadamente metade desse valor já estava investido ou comprometido.

A Henkel teve um bom progresso na transformação digital. Em 2018, as vendas digitais no nível do Grupo aumentaram organicamente com taxas de crescimento de dois dígitos, impulsionadas pelo crescimento orgânico de mais de 30% nos nossos negócios de bens de consumo. A Henkel investiu ainda mais em suas instalações de produção a fim de alavancar o potencial da Indústria 4.0. Isso possibilita uma condução otimizada dos locais e processos de produção, resultando em qualidade superior, maior eficiência e mais sustentabilidade.

Um Conselho de Assessoria Digital, com renomados especialistas do setor, foi criado para orientar o Conselho de Administração no processo de transformação digital.

A Henkel X foi lançada como uma plataforma interna e externa para acelerar a transformação digital da companhia. Para apoiar e consultar seus colaboradores que trabalham em projetos e iniciativas digitais, a Henkel também estabeleceu uma rede de mentoria única, com cerca de 150 mentores externos, dentre os quais estão fundadores, especialistas digitais e lideranças de pensamento. Isso foi complementado por uma ampla gama de atividades internas e externas desenvolvidas para avançar ainda mais as capacidades digitais e aprimorar a qualificação de toda a organização.

A transformação digital conecta-se à prioridade estratégica da Henkel de aumentar a agilidade em toda a organização. Em 2018, a Henkel continuou promovendo o espírito empreendedor de seus colaboradores e suas equipes, incentivou a abertura à mudança, otimizou os fluxos de trabalho, apoiou uma comunicação mais transparente e buscou expandir ainda mais o espaço individual para a tomada de decisões.

Como parte da sua prioridade estratégica de investir no crescimento, a Henkel continuou concentrando-se na disciplina e eficiência de custos. Neste contexto, a empresa busca quatro iniciativas. Em 2018, a Henkel implementou com sucesso suas iniciativas ONE!ViEW e Net Revenue Management em toda a empresa, à medida que a organização da cadeia de fornecimento global integrada da Henkel (ONE! GSC) e a contínua otimização das atividades de serviços compartilhados seguiram contribuindo para melhoras da eficiência. Combinadas, essas iniciativas deverão entregar mais de 500 milhões de euros em ganhos anuais de eficiência em 2020. Em 2018, a Henkel já realizou mais de 50% dos ganhos totais de eficiência almejados.

Compromisso com o crescimento rentável sustentável de longo prazo

“2018 foi um bom ano para a Henkel. Apesar de significativas mudanças no câmbio e do aumento dos preços dos materiais diretos, obtivemos um bom crescimento das vendas orgânicas, com fortes ganhos, lucratividade e fluxo de caixa. Tivemos um ótimo progresso na implementação das nossas prioridades estratégicas e fortalecemos ainda mais a nossa competitividade. Estamos convencidos de que a Henkel está bem posicionada para o futuro. Temos uma estratégia clara e perseguimos metas ambiciosas. Com nossos crescentes investimentos em marcas, tecnologias, inovações e digitalização, estamos enfatizando o nosso compromisso de proporcionar um crescimento rentável sustentável”, concluiu Hans Van Bylen.

Fonte: CDN Comunicação