28 de outubro de 2019

Cidade mineira foi a primeira a receber uma fábrica de latas de alumínio para bebidas no país

Há 30 anos, a primeira latinha de alumínio para bebidas era produzida no Brasil e foi em Pouso Alegre (MG), que essa novidade surgiu. A cidade foi a primeira a receber uma fábrica de latas de alumínio no país, com início das atividades em 26 de outubro de 1989. Além disso, foi pioneira na reciclagem do material, já que a indústria desenvolveu um sistema de troca de latas usadas por recompensas na região, o que fomentou a reciclagem da latinha, que, hoje, é a embalagem mais amiga do meio ambiente, com uma taxa de reciclagem de 97.3% no Brasil.

Atualmente, Pouso Alegre possui uma fábrica da Ball, maior fabricante de latas de alumínio do mundo. A empresa inaugurou neste mês uma biblioteca comunitária na cidade, a partir do projeto Cantos de Leitura – espaços que visam proporcionar o contato de catadores de materiais recicláveis e de toda a comunidade com a literatura.  Foi a primeira vez que a Ball lançou uma unidade de um Cantos de Leitura em uma instituição de ensino. A Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão foi contemplada e o ambiente poder ser útil para até 980 crianças da comunidade. O objetivo é ampliar o acesso aos livros e incentivar o hábito da leitura de forma lúdica.

Sobre as vantagens da lata

 Popular na mesa dos brasileiros, a lata de alumínio possui diversas vantagens, que explicam o salto de crescimento da produção nessas três décadas – de 600 milhões de latinhas produzidas em seu primeiro ano, para 26 bilhões, em 2018.  Além de ser a embalagem mais reciclada do País, a lata de alumínio é 100% e infinitamente reciclável e, se descartada corretamente, pode voltar ao mercado em apenas 60 dias. Destaca-se pela segurança e versatilidade: é inviolável, não se fragmenta ao cair, é leve e de fácil transporte, facilitando o consumo em eventos e ao ar livre. Devido ao seu valor agregado, a embalagem também gera renda para cerca de 800 mil famílias de catadores de materiais recicláveis, subsidiando, inclusive, a coleta de outros materiais.

Evolução em formato, tecnologia e inovação

As latas historicamente são usadas como importantes meios de comunicação da marca com os consumidores. Latas de Natal, latas com nomes de pessoas, latas de times de futebol, latas comemorativas ou que homenageiam. São muitos tipos diferentes dessa embalagem, que viraram até objeto de colecionadores. E todas essas demandas de impressões diversificadas só são possíveis graças a evolução tecnológica da indústria. A Ball, parceira de grandes marcas e pioneira em criar rótulos inovadores junto de seus clientes, investe em projetos de inovação, como a otimização de processos e a construção de um centro gráfico para oferecer o melhor para o consumidor.

 

Fonte: Edelman