12 de fevereiro de 2021

Tornar a indústria mais sustentável é uma das missões do Grupo Boticário, que tem procurado alternativas para a produção de embalagens plásticas ecologicamente responsáveis. Com este intuito nasceu o projeto Seaside, uma frente da área de Pesquisa & Desenvolvimento da companhia. Ele tem o objetivo de utilizar resíduos plásticos que são descartados incorretamente nas praias evitando que entrem nos oceanos e os transformando em novos produtos nas fábricas do GB.
Na primeira fase do projeto em parceria com a Globalpet, que compra o plástico de cooperativas de catadores do litoral de São Paulo, foram recolhidas 265 toneladas de plástico que vão ser processadas, transformadas em resina e darão origem a protetores solares e outros itens do portfólio do Grupo Boticário.
Com foco em sustentabilidade, economia circular, redução do impacto ambiental e social, o Seaside, via Globalpet, também vai beneficiar 316 famílias de trabalhadores de cooperativas de sete cidades litorâneas paulistas (Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente).
A quantidade de 265 toneladas de plástico recolhido das praias por si só já é significativa, mas olhando para o futuro desse material, cada quilo de resina obtida do lixo coletado em material PET PCR, o tipo de plástico mais comum, pode render 35 frascos novos de 237ml do protetor solar Australian Gold. Já a embalagem de 125ml pode ter 55 novos frascos fabricados a partir de um quilo da resina.

“Este projeto se conecta com tudo que acreditamos no Grupo Boticário. Há mais de 30 anos temos a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que recebe 1% da receita líquida anual da empresa e já conserva milhões de hectares de floresta original na Mata Atlântica e no Cerrado. O trabalho com reciclagem é fundamental também para a preservação ambiental e com este aliamos a necessidade de limpeza das praias à ajuda a famílias e cooperativas que vivem dessa coleta. Todos saem ganhando”, conta Daniele Medeiros, pesquisadora do Grupo Boticário responsável pelo projeto.
O Grupo Boticário também incentiva seus consumidores a darem um destino correto aos seus produtos e há mais de 10 anos mantém o “Boti Recicla”, uma iniciativa que mantém em todas as lojas do Grupo uma área de coleta de embalagens vazias que também recebem a destinação correta para a reciclagem.

Fonte: In Press Porter Novelli