10 de julho de 2019

Nos últimos 10 anos, o mercado global de embalagens flexíveis decolou, dobrando de tamanho para US$ 228 bilhões em 2019. O último relatório da Smithers Pira, O Futuro das Embalagens Flexíveis para 2024, prevê que continuará crescendo a uma taxa anual de 3,3%, alcançando US $ 269 bilhões em 2024.

A urbanização global aumentou a demanda por embalagens flexíveis junto com o e-commerce e os avanços tecnológicos em barreiras, embalagem ativa e impressão digital. Ao mesmo tempo, a sustentabilidade também é uma grande preocupação para o mercado.

As embalagens flexíveis estão substituindo as embalagens mais tradicionais, como potes de vidro e latas de metal, a cada ano, à medida que seus benefícios são reconhecidos. Esses benefícios incluem maior vida de prateleira, economia de custo, menor peso e menores custos de transporte. O uso de embalagens flexíveis pode minimizar os custos de transporte em todos os níveis graças ao menor peso da embalagem e à capacidade de compactar a embalagem em pequenos volumes de transporte. A embalagem flexível também permite economia de custo devido à necessidade de menos energia e recursos do que outros tipos de embalagem, o que significa que o custo de produção por unidade de embalagem é menor.

O relatório identifica os principais impulsionadores e tendências para a indústria de embalagens flexíveis, incluindo áreas como:

 

  • Sustentabilidade – é um direcionador e um desafio para o mercado de embalagens, pois os consumidores reduzem o uso de embalagens insustentáveis.

 

  • E-commerce – A demanda do consumidor no comércio eletrônico continua a aumentar e prevê-se que continue a crescer até 2024.

 

  • Proteção do produto – Os fabricantes estão reconhecendo o benefício de proteção ao produto proporcionada pela embalagem flexível, aumentando assim a probabilidade de usá-la.

 

  • Eficiência na cadeia de suprimentos – Embalagens flexíveis permitem que os fabricantes aumentem a eficiência na fabricação de produtos, incluindo redução de custos de transporte e redução de desperdício.

 

  • Impressão digital – Os benefícios da impressão digital para embalagens flexíveis são difundidos, incluindo pequenas tiragens econômicas e um maior número de substratos imprimíveis.

 

  • Economia – O ciclo econômico de um país tem uma grande influência nos gastos do consumidor, que por sua vez afeta o mercado de embalagens.

 

  • Estilo de vida e influências sociais – estilos de vida mais exigentes estão levando a uma demanda crescente em produtos de conveniência, especialmente itens alimentares.

 

Fonte: Smithers Pira