Close

Embaquim aumenta capacidade produtiva de bag-in-box

Já está em pleno funcionamento na fábrica da Embaquim (www.embaquim.com.br) em São Bernardo do Campo (SP), a nova coextrusora Carnevalli que permite produzir filmes a partir de um mix de PE (polietileno) com materiais de alta barreira, como o nylon e o EVOH. A nova ‘coex’ garante mais flexibilidade e maior qualidade aos filmes barreira. “Outra vantagem é que passamos a produzir nossos próprios filmes coextrusados, que antes eram comprados de fornecedores externos. Com isso, aumentamos a competitividade e a agilidade em atender ao mercado”, explica Renata Canteiro, Diretora da Embaquim.

 

A nova coextrusora tem capacidade para produzir 50 toneladas/mês de filmes com 05 camadas. O equipamento também garantiu um aumento de 15% na capacidade produtiva total de filmes da Embaquim. Hoje a empresa dispõe de cinco extrusoras em sua planta.

 

Segundo Renata Canteiro, a coextrusora permitirá atender com mais agilidade os mercados que a Embaquim já se destaca como fornecedora de embalagens, como alimentos, bebidas, cosméticos, químicos, farmacêuticos e agrícolas, além dos mercados tradicionais. “O importante é garantir para o cliente que a partir de agora  estamos à frente de todas as etapas de produção do sistema bag-in-box, inclusive do filme coextrusado.”

 

Os novos filmes coex da Embaquim estão sendo submetidos a rigorosos testes de validação, internos e externos, para determinar sua adequação aos requisitos especificados. Testes de stress cracking, pressão, resistência química e microscopia estão em andamento com resultados extremamente satisfatórios até o momento. Um último teste está sendo feito no CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagem de Alimentos) para garantir que os novos filmes coex atendam às exigências de barreira a oxigênio e a umidade, que são os grandes diferenciais da estrutura barreira quando comparada ao filme monocamada (PE).

 

A Embaquim espera iniciar a comercialização das soluções bag-in-box com seus próprios filmes coex ainda em fevereiro.

 

Fonte: LDB Comunicação