1 de novembro de 2019

A Dove, marca de beleza da Unilever, lança novas iniciativas e números de impacto para acelerar o progresso global do setor de beleza na gestão dos resíduos plásticos. As iniciativas da marca gerarão um impacto maciço e contínuo, reduzindo o uso de plástico virgem em mais de 20.500 toneladas por ano. A quantidade de plástico virgem que Dove economizará por ano seria suficiente para dar a volta na Terra 2,7 vezes.

O desperdício de plástico é um dos maiores problemas globais de saúde ambiental e humana que enfrentamos atualmente. Um problema conduzido por um modelo de consumo linear e de uso único. Para fazer parte da solução na criação de uma economia circular de plásticos, onde esses materiais são reutilizados e reciclados, a Dove está acelerando e expandindo suas ações baseadas em três pilares.

  1. SEM PLÁSTICO: A Dove está abrindo caminho para o resto do setor com inovações líderes do setor – eliminando o uso de plásticos sempre que possível, usando materiais alternativos e novos formatos de embalagem. No próximo ano, suas icônicas embalagens únicas dos sabonetes estarão livres de plástico em todo o mundo. Está em andamento o desenvolvimento de um material para substituir as embalagens plásticas multipack.
  2. MELHOR PLÁSTICO: A Dove está comprometida em investir em opções de plástico mais sustentáveis ​​para reduzir o uso do material virgem, apoiando a criação de uma economia circular para os plásticos. A marca começará a lançar novas embalagens com 100% de plástico reciclado (PCR) onde for tecnicamente viável, na América do Norte e na Europa até o final de 2019 – em todas as linhas (Dove, Dove Men + Care e Baby Dove). A Dove continua a procurar soluções em que o plástico reciclado atualmente não é tecnicamente viável, incluindo tampas e bombas.
  3. MENOS PLÁSTICO: A Dove alavancará a tecnologia por trás de seus novos desodorantes stick reutilizáveis, recarregáveis ​​e de aço inoxidável: minim ™. Essa tecnologia minimiza o desperdício ao reduzir radicalmente a quantidade de plástico necessária. A data de lançamento ainda não está confirmada, mas o trabalho está em andamento. O minim ™ será testado como parte da iniciativa da plataforma LOOP ™: um sistema de compras mínimo de desperdício, primeiro do gênero, direto ao consumidor.

“A melhor reciclagem sozinha não resolverá os problemasdos plásticos que enfrentamos hoje, devemos abordar os resíduos de plástico na fonte. Isso significa eliminar os itens de plástico que não precisamos. Inovar os que precisamos para que todos sejam reutilizáveis, recicláveis ​​ou compostáveis ​​e circular todos os que usamos reutilizando-os ou reciclando-os em novos produtos e embalagens. É necessária ação agora e em todas essas frentes em paralelo. É por isso que saudamos as iniciativas de Dove. Seus avanços significativos ajudam a reduzir o uso de plásticos virgens e a acelerar a transição global para uma economia circular de plásticos”, afirma Sander Defruyt, líder da New Plastics Economy da Fundação Ellen MacArthur.

As iniciativas da Dove contribuirão para os novos compromissos recentemente anunciados pela Unilever em plástico:

  • Reduzir pela metade o uso de plástico virgem, reduzindo o uso absoluto de embalagens plásticas em mais de 100.000 toneladas e acelerando o uso de plástico reciclado.
  • Ajudar a coletar e processar mais embalagens plásticas do que vende

“Na Dove, acreditamos em cuidados que vão além para nossos consumidores e também para o nosso planeta. Estamos comprometidos em ser uma das marcas que causam maior impacto contra o desperdício de plástico. Sabemos que não somos perfeitos, mas não podemos esperar. Estamos trabalhando para ter o maior impacto positivo possível, o mais rápido possível e capacitando outras pessoas a fazerem o mesmo”, explica Marcela Melero, vice-presidente global de limpeza de pele da Dove.

Por meio de uma combinação de materiais de embalagem alternativos, plástico reciclado quando necessário e investindo em tecnologia de recarga, a Dove está impulsionando o movimento para criar um novo valor para os plásticos e reduzir o volume de embalagens plásticas que produz.

Richard Slater, diretor de P&D da Unilever comenta: “Na Dove, temos orgulho de ter mais de 100 iniciativas em andamento em todo o mundo dedicadas ao combate ao resíduo plástico. Mas, como uma das maiores marcas de beleza do mundo, temos a responsabilidade de acelerar ainda mais nosso progresso. Essas iniciativas são um passo importante em nosso trabalho para transformar como produzimos, usamos e divulgamos”.

Fonte: Unilever