Close

Corona lança pack de cerveja feito de cevada

Como parte de sua dedicação de longa data à proteção do meio ambiente, a Corona lança hoje uma nova forma de embalagem circular para packs de seis unidades de cerveja, aproveitando o excedente de palha de cevada para criar uma solução sustentável. A cerveja, que tem uma profunda conexão com a natureza, é a primeira marca global a alavancar essa tecnologia, em um processo de desenvolvimento que durou três anos sob a liderança do Centro Global de Inovação e Tecnologia da AB InBev (GITEC). Esta tecnologia inovadora reimagina o uso da cevada, dando ao ingrediente essencial da cerveja uma nova vida como solução de embalagem sustentável.
A semente de cevada continuará sendo utilizada no preparo da cerveja que os consumidores já conhecem e apreciam, mas a palha da cevada, um resíduo das colheitas dos agricultores, agora será usada na embalagem por meio de um processo exclusivo, combinado o material com fibras de madeira 100% recicladas. O procedimento cria um papel cartão para produzir novas embalagens, tão duráveis e resistentes quanto as que já existem hoje – a diferença é que a nova possibilidade é melhor para o planeta, podendo transportar seis garrafas de cerveja usando muito menos recursos.
Transformar palha de cevada em fibra de papel utiliza 90% menos água em sua produção quando comparado aos processos tradicionais de polpação de madeira virgem, além de usar menos energia e produtos químicos agressivos. Corona vê isso como um caminho a seguir para eliminar a necessidade de matéria-prima virgem de sua cadeia de suprimentos no futuro. Após a conclusão do projeto piloto, a AB InBev, empresa controladora da Corona e cervejaria líder no mundo, revisará a implementação da tecnologia para outras marcas, aumentando assim o potencial impacto ambiental positivo e a capacidade de influenciar toda a indústria de bebidas.
O brasileiro Felipe Ambra, vice-presidente global de marketing da Corona, conta: “A Corona é uma marca que nasceu na praia. Estamos profundamente conectados com a natureza e apreciamos tudo o que ela tem a oferecer, por isso queremos continuar a fazer a nossa parte para protegê-la. Nossa reverência pela natureza é o que inspira nossa visão de nos tornarmos líderes em sustentabilidade, porque queremos que todos possam continuar desfrutando do paraíso. Começando com nossa própria embalagem, avaliamos onde poderíamos fazer mudanças em nossas cadeias de produção e fornecimento para fazer uma diferença real. Temos o orgulho de anunciar este primeiro passo para reinventar o futuro das embalagens para nossa indústria”.
Keenan Thompson, Diretor de Inovação em Embalagens da AB InBev, complementa: “Estamos empolgados em finalmente lançar esta inovação em embalagens que desenvolvemos nos últimos três anos. Na AB InBev, estamos continuamente ultrapassando os limites e desenvolvendo soluções escaláveis. Hoje é um momento de orgulho para nós, pois não só estamos oferecendo uma oportunidade para os agricultores, mas também entregando uma solução mais consciente para o consumidor”.
A nova embalagem será lançada hoje, com uma produção inicial de 10 mil unidades para packs de seis garrafas long necks, chegando como um piloto na Colômbia em março e em seguida na Argentina, no final de 2021, enquanto a Corona busca dimensionar a nova solução globalmente.
Fonte: Ideal H+K Strategies