Close

Com restaurantes fechados, sistemas delivery, drive thru e take away ganham força na operação do McDonald´s

A pandemia do coronavírus pegou todo mundo de surpresa. “É um dos maiores tsunamis que a história da humanidade já presenciou. Estamos vivendo algo que poucos irão viver. Todos foram impactados”, afirma Leonardo Lima, diretor corporativo de desenvolvimento sustentável e compromisso social do McDonald´s. A companhia já trabalhava o tripé da sustentabilidade – ambiental, econômico e social -, mas segundo ele, o social foi mais impactado. “Entendemos a gravidade da pandemia e a primeira coisa que fizemos foi garantir a saúde dos funcionários e, consequentemente, dos clientes. Fomos o primeiro do setor de fast food a fechar os restaurantes, em 23 de março”.

O Covid-19 desnudou inúmeros problemas, mas revelou principalmente que a área social merece uma atenção muito especial. Na pandemia, a rede de fast food criou uma ação que doou mais de 100 mil combos de lanches para agradecer o esforço dos profissionais de saúde que trabalham em hospitais e também para caminhoneiros, cooperativas de reciclagem e instituições. “Também doamos 50 toneladas de alimentos do nosso estoque para várias instituições, como Banco de Alimentos e Mesa Brasil”, revela Lima.

O McDonald´s é uma rede de fast food com atuação global e, isso, segundo Lima, deu a chance do Brasil aprender com os colaboradores de outros países, como a China, que foi a primeira que sofreu o impacto do Covid-19. “Nosso principal canal de venda são os restaurantes. Na crise da pandemia, a companhia passou a atender os clientes de uma forma diferente”. Os restaurantes já operavam com os sistemas de delivery e drive thru e, na pandemia, a empresa criou o sistema take-away. “Esses canais são vitais para garantir o atendimento dos clientes e devem ganhar proporção, mesmo no pós-pandemia”, acredita.

Confinados em casa para manter o distanciamento social, as pessoas devem sair da crise do coronavírus fazendo um consumo mais consciente. “É o momento de refletir como nos comportamos e o que seria o ideal? Espero que a sociedade assuma a sua responsabilidade e faça o uso consciente de qualquer recurso e o descarte correto para não transformar o planeta em uma lata de lixo”

A entrevista completa com Leonardo Lima, diretor corporativo de desenvolvimento sustentável e compromisso social do McDonald´s, está disponível no nosso canal do YouTube.