Close

Colaboradores da Owens Illinois arrecadam 47 toneladas de vidro

A Owens Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, comemora os resultados das ações promovidas entre seus colaboradores para incentivar a captação de vidro e reforçar a conscientização sobre sua destinação correta. Com o objetivo de proporcionar meios para ampliar a reciclagem de vasilhames de vidro pós consumo – 100% recicláveis que podem se transformar em novas embalagens infinitas vezes -, a companhia disponibilizou coletores para o recebimento do material e comemora a arrecadação de 47 toneladas de vidro.

A ação, coordenada pela área de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança), dispôs os recipientes em locais de fácil acesso nas quatro plantas da empresa, localizadas no Rio de Janeiro (RJ), Vitória de Santo Antão (PE), Recife (PE), e no escritório, em São Paulo, onde os colaboradores puderam contribuir com o descarte voluntário das embalagens de vidro consumidas em suas casas. Nesta campanha, diversas abordagens foram utilizadas, como realização de lives e rodas de conversa, e definição de um plano de comunicação específico que, ao final, promoveram a discussão sobre o tema e envolveram os colaboradores e a comunidade local nesta iniciativa.

Segundo o gerente da área de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança) da O-I na América do Sul, João Marcelo Ferraz, além da conscientização individual, outro resultado positivo foi o engajamento e reconhecimento por parte dos colaboradores acerca da importância desta ação. Houve casos de funcionários trazendo embalagens nos dias de folga e famílias unidas para aumentar o volume das arrecadações. “Foi muito gratificante observar o engajamento e dedicação de todos que participaram da campanha. Acredito que o sucesso vem justamente da paixão que nosso time tem pelo que faz e por termos uma comunidade tão aberta e comprometida com temas de sustentabilidade” comenta.

Durante a campanha, cada planta teve a autonomia para desenvolver a dinâmica da ação tendo como premissa ludificar o processo, ampliar interações e reconhecer as contribuições dos participantes. Desta forma, houve uma aderência bastante significativa em todas as operações e, de acordo com o desafio estabelecido em cada unidade, os participantes eram recompensados com um brinde ecológico especialmente desenvolvido para o evento.

“Por meio da ação, permitimos que os funcionários fossem incluídos nas boas práticas ambientais da empresa e contribuíssem para alcançarmos um maior volume de vidro reciclado, que é reutilizado na produção de novas embalagens”, destaca Morgana Corrêa, gerente jurídica e de Relações Governamentais da O-I e líder do Comitê de Sustentabilidade da O-I na América do Sul.

A embalagem de vidro é a mais sustentável do planeta por ser a única que pode ser reutilizada, retornada, reciclada e transformada em outra, sem nenhuma perda de matéria-prima. Além disso, cada tonelada de vidro reciclado gera economia de 2,9% no consumo de energia durante o processo produtivo. E, com 1 tonelada de caco, é possível reduzir a emissão de 0,50 tonelada de CO2. Outra vantagem é que cada 50 quilos de vidro reciclado reduz a ocupação de 0,04 m3 em aterros para resíduos sólidos.

Os cacos são utilizados no processo de fabricação com total aproveitamento na O-I, resultando em embalagens novas com as mesmas características de qualidade das produzidas a partir de matérias-primas virgens, sendo que cada quilo de caco utilizado na produção de novas embalagens substitui o equivalente a 1,2 quilo de matérias-primas virgens, proporcionando benefícios para o meio ambiente e a sociedade.

Fonte: Ketchum