Coalizão Embalagens lança nova fase do movimento ‘Separe. Não Pare.’

A Coalizão Embalagens, formada por 17 associações empresariais signatárias do Acordo Setorial Federal, um compromisso voluntário para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral (Acordo Setorial) lança a segunda fase do movimento ‘SEPARE. NÃO PARE’. O objetivo é usar as redes sociais do Facebook e Instagram e o portal www.separenaopare.com.br para informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos, por meio de conteúdos digitais. O ‘SEPARE. NÃO PARE’ é uma das ações da Coalizão em prol do compromisso pela Logística Reversa de embalagens pós-consumo, em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS instituída pela Lei 12.305/2010).

Parte dos desafios de implementação da Logística Reversa é conscientizar para a responsabilidade compartilhada entre empresas, prefeituras e população, essa última responsável por separar as embalagens dos produtos usados. Um dos focos do movimento é sensibilizar a sociedade para a importância da separação do resíduo doméstico reciclável e do destino adequado, seja para cooperativas de catadores, ou em pontos de entrega voluntária (PEVs), ou via coleta seletiva municipal.

Para o secretário executivo da Coalizão Embalagens, César Faccio, a nova etapa do movimento ‘SEPARE. NÃO PARE’ nas redes sociais segue com a missão de trazer informações que contribuam para conscientizar a população em relação ao que fazer com resíduo pós-consumo: “num país de dimensões continentais, precisamos usar de todos os recursos disponíveis, físicos ou digitais, para levar informação acerca da separação de embalagens recicláveis, mostrando que é simples, acessível e necessária a participação da população na logística reversa que vai garantir que esse material volte a ser utilizado pelas empresas, num ciclo virtuoso”, destaca.

A realização e divulgação dos conteúdos a respeito de reciclagem de embalagens pós-consumo será feita por meio de uma campanha digital, desenvolvida pela TV1 BrandPr no Facebook e no Instagram, além do portal informativo: www.separenaopare.com.br. O foco dos conteúdos serão: o passo a passo da separação e o descarte corretos de diferentes tipos de embalagens; onde encontrar pontos de entrega; iniciativas já existentes; detalhes sobre quais materiais são recicláveis ou não, dicas e curiosidades, entre outros.

Fonte: TV1 Brand PR