Close

CMPC promove programa de inovação aberta que busca revolucionar a indústria do packaging

Imaginar o futuro do packaging é o convite do SAVIA, o programa global de colaboração e inovação aberta que a CMPC está realizando para encontrar as melhores soluções de embalagens sustentáveis, que gerem valor aos consumidores e contribuam para superar desafios globais relevantes para o futuro da indústria e do planeta, como a mudança climática.
O programa SAVIA conta com o apoio do Ministério da Ciência, da Tecnologia, do Conhecimento e da Inovação do Governo do Chile e do Danish Design Centre, referência internacional em desenho, inovação e economia circular, e com a colaboração de mais de 10 organizações públicas e privadas da América Latina que incluem universidades, centros de inovação e associações.
Também farão parte do processo empresas que comercializam ou utilizam produtos de packaging, para detectar suas necessidades e as dos consumidores, e assim apontar crescimentos que sejam úteis e gerem benefícios em toda a cadeia de valor da indústria. Desse modo, o SAVIA está impulsionando um ecossistema de empreendimento e inovação, estabelecendo uma maior conexão entre empresa, academia, sociedade civil, Estado e rede internacional.
“Essa é uma realização que dialoga de perto com o propósito da CMPC, pois mobiliza pessoas a pensarem e executarem soluções sustentáveis a partir do uso da celulose. Entendemos que o consumidor está cada vez mais exigente sobre as práticas de ESG das empresas. Como representantes da bioeconomia, temos o papel de estimular a busca por produtos que, além de serem economicamente viáveis, façam uso responsável dos recursos naturais e que contribuam para um futuro sustentável”, explica o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.
O SAVIA está aberto a equipes do mundo todo, empresas, empreendimentos, instituições, desenvolvedores ou desenhadores, que tenham propostas prontas para serem implementadas ou em processo final de desenvolvimento, com alto potencial de escalabilidade e/ou comercialização. O programa oferece um espaço para pensar e criar o packaging do futuro, abrindo o leque de possibilidades para descobrir novos usos, materiais, tecnologias, serviços e aplicações para esta indústria.
Na mesma linha, o CEO do Danish Design Centre, Christian Bason, explicou que a iniciativa de criar um espaço aberto para encontrar soluções sustentáveis é fundamental, porque o talento está distribuído em todas as partes. “Necessitamos perspectivas, habilidades, competências mais diversas e culturas diferentes para encontrar as novas soluções que necessitamos para impulsionar uma economia mais sustentável. Significa que temos de colaborar e encontrar formas de trabalhar em rede em projetos e processos de colaboração.”
Sobre o desafio do SAVIA
Por meio de seus projetos, as equipes interessadas poderão dar resposta a alguns dos cinco desafios do programa: pensar novos usos, encontrar novas qualidades, trabalhar com novos materiais, apresentar novas tecnologias e propor novos serviços ou modelos de negócio.
As propostas serão avaliadas por um júri composto por especialistas da indústria da embalagem, referências do mundo do desenho, da economia circular e da inovação, autoridades e acadêmicos reconhecidos.
Os jurados escolherão até 10 equipes, que receberão um prêmio de US﹩ 5.000 e poderão participar durante duas semanas de um processo de incubação acelerada de suas soluções em uma das unidades da CMPC. Esse processo terá apoio de profissionais da CMPC e de especialistas chilenos e de outros países. Além disso, as equipes selecionadas terão a possibilidade de criar em conjunto, melhorar e modificar seus projetos.
Uma vez concluído este processo, abre-se a opção para as equipes selecionadas de participar de uma etapa de pós-aceleração em que trabalharão com a CMPC no escalamento e na pilotagem das soluções. A verba disponível para essa etapa é de US﹩ 150.000, e as eventuais quantias para cada equipe serão atribuídas segundo o potencial de comercialização das soluções apresentadas.
As equipes poderão se inscrever do dia 29 de junho até o dia 10 de agosto, pelo site www.saviapackaging.com, onde estão disponíveis o regulamento e as condições do concurso.
Fonte: Ketchum e Martha Becker Connections