Cargill reduz mais de 1.134 toneladas de plástico nas embalagens dos óleos vegetais

A Cargill reduziu a quantidade de plástico usada em seus contêineres e garrafas de óleo vegetal em mais de 1.134 toneladas no mundo todo. Essas reduções de plástico estão removendo aproximadamente 2.900 toneladas de gases de efeito estufa (GHGs) por ano da atmosfera, o que equivale a remoção de 616 veículos das estradas.

“As embalagens de plástico preocupam cada vez mais nossos clientes e consumidores devido ao impacto ambiental de sua produção e a poluição causada por seus resíduos”, afirma Tai Ullmann, gestor de sustentabilidade global do negócio de óleos comestíveis da Cargill. “Usar menos plástico nas embalagens utilizadas para nossos óleos comestíveis ajuda os clientes a atingirem metas estabelecidas para reciclagem ou redução do uso de plástico, além de reduzir gases de efeito estufa (GHGs)”.

Aqui estão alguns exemplos de redução de plástico em embalagens nas quatro regiões geográficas em que os óleos vegetais da Cargill são fabricados.

América do Norte

• A Cargill eliminou 421 toneladas de uso de plástico em embalagens por ano devido aos investimentos em uma nova tecnologia de linha de envase; assim como na modernização de equipamentos antigos e melhoria de processos nas fábricas de moagem e refinaria. Como resultado, houve uma redução de aproximadamente 1.219 toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera por ano.
  • Agora a Cargill usa plástico de politereftalato de etileno (PET) 100% reciclável nas embalagens de suas três novas linhas de envase.
  • Além disso, a Cargill passou a utilizar tecnologia inteligente para criar garrafas no local, a partir de pequenos componentes-chave do plástico, eliminando assim a necessidade de transportar garrafas de plástico de tamanho padrão e, consequentemente, reduzindo mais gases de efeito estufa.

Europa

• A Cargill trabalhou em conjunto com todos os seus clientes para reduzir a quantidade de plástico em suas garrafas de um litro de óleo vegetal. As mudanças realizadas estão reduzindo o uso de plástico em 360 toneladas por ano. Isso gera uma redução de aproximadamente 790 toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera por ano.
  • A Cargill também está trabalhando com um cliente alemão de bens de consumo para incorporar 30% de PET reciclado em suas garrafas de um litro de óleo vegetal. Isso significa que aproximadamente 107 toneladas de PET reciclado substituirão plásticos novos em embalagens. Esse e outros projetos semelhantes que estão sendo lançados foram criados para ajudar os clientes a se preparar para a meta da União Europeia, na qual as garrafas de plástico precisarão ter no mínimo 25% de material reciclável até 2025 e 30% até 2030.

Ásia-Pacífico

• As marcas populares de óleos comestíveis na Índia, Gemini™, Sweekar® e NatureFresh™, reduziram aproximadamente 25% o uso de plástico em embalagens selecionadas, eliminando 255 toneladas de plástico usado em embalagens em 2018. Isso resultou na remoção de 504 toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera por ano.
  • A Cargill está eliminando a quantidade de plástico bruto em todas as plataformas e produtos. Por exemplo, a Cargill trabalhou com a Dow Chemical, para reformular seu material plástico, tornando suas embalagens de plástico 90% recicláveis. Há uma meta de usar embalagens 100% recicláveis nas marcas Gemini™, Sweekar® e NatureFresh™ até o final de 2020. Para aumentar a conscientização entre os consumidores, as marcas estão divulgando o slogan “recicle o presente, salve o futuro” em suas embalagens.
  • A Cargill está colaborando com a IPCA (Indian Pollution Control Association; Associação de Controle de Poluição da Índia) para fortalecer a coleta e o processamento de embalagens usadas pelos consumidores. A IPCA instalou centros de coleta de lixo seco em locais importantes para separar e compactar resíduos plásticos antes de distribuí-los para indústrias e fábricas de coprocessamento. Até agora, o negócio de óleos da Cargill conseguiu coletar 25% de embalagens usadas para reciclar, mas espera que esse número cresça substancialmente em 2020.

América do Sul

• A marca mais confiável de óleo de soja da Cargill no Brasil, Liza®, reduziu a quantidade de plástico em suas garrafas de 900 ml de óleo vegetal de 17,7 gramas para 16,7 gramas, eliminando 161 toneladas de plástico utilizado em embalagens em um ano. Isso levou a remoção de 390 toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera por ano.

“Estamos sempre em busca de novas opções e estratégias para atender ao desejo dos clientes de oferecermos embalagens mais sustentáveis. Várias opções estão sendo testadas e, em breve, anunciaremos novos projetos”, declara Márcio Barela, coordenador de sustentabilidade global do negócio de óleos sustentáveis da Cargill América do Sul.

Fonte: Imprensa Cargill