Close

Campanha #EmbalagemSolidária distribui mais de 40 mil embalagens para pequenos restaurantes

A Ibema, terceira maior fabricante de papelcartão do país, se une à gráfica Tuicial para a produção e doação de 12 mil embalagens para o projeto Marmita do Bem. A iniciativa, idealizada pelo chef de cozinha Henrique Fogaça e pelos sócios Anuar Tacach e Alberto Hiar, donos do restaurante Jamile, tem por objetivo oferecer 400 refeições por dia para a população em situação de rua concentrada no centro da cidade de São Paulo. Por meio da campanha #EmbalagemSolidária, as duas empresas, Ibema e Tuicial, pretendem destinar, de forma gratuita,  40 mil embalagens de papelcartão – caixas para delivery de hambúrguer, além de 20 mil sacos de papel para pequenos negócios dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Ao todo, mais de 200 pequenos restaurantes serão beneficiados pela ação.

 

“Essa foi a forma  que encontramos de ajudar a fomentar o comércio local. A ideia é possibilitar, por meio da doação de embalagens, o funcionamento dos pequenos estabelecimentos, por meio da viabilidade da entrega de marmitas ou delivery de hambúrgueres para que, assim, o trabalhador autônomo, nesse período tão difícil, consiga trabalhar”, afirma Itagiba Fortunato, diretor da Tuicial.

 

“Sabemos que muitos restaurantes não costumam ter uma gestão financeira robusta e não têm caixa para sobreviver dois ou três meses fechados. Quando um trabalhador perde o emprego, normalmente recorre a esse setor para sobreviver, manter a família e continuar consumindo. E isso nos preocupa bastante neste momento”, afirma Leonardo Reis, Gerente Nacional de Vendas Diretas da Ibema. Segundo o executivo, para que trabalhadores informais e pequenos empreendedores possam acondicionar os alimentos que produzem e gerar renda vendendo por delivery ou take-away é fundamental que disponham de embalagens seguras e adequadas para o transporte – e foi esta a principal motivação para a criação do #EmbalagemSolidária.

Coronavírus: responsabilidade social

Ciente de sua responsabilidade social, a Ibema também está à frente de outras ações de solidariedade. Em parceria com a BO Packaging, a empresa está distribuindo um milhão de copos de papel para hospitais do Paraná e São Paulo, impressos com mensagens de apoio ao corpo clínico e conscientização. No início de abril, a produtora doou ao hospital público Bom Pastor, localizado no entorno de sua fábrica em Turvo (PR), município que registra um dos IDHs mais baixos do estado, 100 máscaras FF2, 12 pijamas cirúrgicos, 500 toucas descartáveis, 220 litros de álcool 70, dois termômetros a laser e 600 luvas cirúrgicas – artigos de primeira necessidade. Uma outra remessa de insumos hospitalares, com três mil máscaras de tripla proteção, 15 macacões impermeáveis e 500 aventais, será entregue no dia 04 de maio para a prefeitura da cidade, que poderá, desta forma, equipar outras unidades de saúde da região.

 

Além disso, em parceria com o Centro Comunitário administrado pela empresa, artesãs moradoras da localidade estão confeccionando máscaras de tecido, que serão distribuídas aos funcionários da fábrica e aos caminhoneiros parceiros – esses já contam com alimentação e banho fornecidos, de forma gratuita, nas duas unidades fabris da Ibema.

 

Fonte: smartcom