Close

Broto Legal Alimentos inaugura nova fábrica com foco na exportação

A Broto Legal Alimentos, uma das principais empresas brasileiras no setor grãos e cereais, está com plano de expansão avançado e inaugura nova fábrica de beneficiamento de arroz branco no Sul do País. Desde a aquisição da marca pelo empresário Washington Cinel, no ano passado, esta é a segunda planta que passa a operar na cidade de Uruguaiana, com localização privilegiada focada em exportação e também em aumento de presença da marca na região Sul.

Até o início do ano passado, a marca contava com as fábricas de Campinas (feijão) e Porto Ferreira (arroz branco e integral), que tiveram reforço na operação com a abertura da primeira unidade de Uruguaiana, focada em arroz parboilizado.Para seguir o plano de expansão da marca, a Broto Legal inaugurou nesta semana mais uma planta na cidade, para beneficiamento de arroz branco, que gerou 150 novos empregos e já prevê aumentar em 30% a produção da empresa.

Lázaro Moreto, CEO da Broto Legal, explica que a nova fábrica foi construída de forma estratégica para futuras ampliações. “Inicialmente, ela passa a operar com volume de 6 mil toneladas/mês de arroz em casca, mas, a fábrica já está pronta para receber ampliações por módulos, aumentando a fábrica horizontalmente, e depois, através dos mezaninos. No ano que vem, já temos projeto para primeira ampliação, que deve dobrar a produção desta unidade”, comenta.

O investimento aproximado para a nova fábrica foi de R$40 milhões, para uma estrutura mais moderna, utilizando os equipamentos mais atuais do mercado, que promovem melhoria da produtividade, e resultam em maior competitividade e economia através de uma produção em linha.

Outra novidade da segunda fábrica de Uruguaiana foi o investimento em silos de secagem e armazenagem, que oferece aos agricultores da região um serviço para guardar até dois milhões de sacos de arroz. “Os produtores plantam, colhem e a Broto Legal guarda o produto nos silos, secamos o arroz e a ideia é que o produto já seja comprado pela nossa operação. A capacidade total é de 100 mil toneladas de armazenamento de arroz por ano”, destaca Moreto.

A estratégia de armazenamento de arroz também permite à Broto Legal mais segurança de mercado, mantendo grandes estoques para a operação nacional e internacional de arroz branco da marca, que já exporta para Estados Unidos, Peru, Bolívia e alguns países africanos, e agora está de olho em novas praças com boa aceitação do arroz brasileiro.

A Broto Legal também conta com 12 mil hectares de plantação de arroz da Cinel Alimentos. No total, a nova planta de Uruguaiana tem previsão de entregar 72 mil toneladas/ano de arroz, para somar à operação de 210 mil toneladas/ano de Porto Ferreira e 24 mil toneladas/ano de parboilizado da primeira unidade de Uruguaiana, sem contar o beneficiamento de feijão da unidade de Campinas.

Fonte: Arebo Comunicação