Close

BASF apresenta projetos e inovações para todo o ciclo de vida de embalagens

A visão dos especialistas em projetos ao longo de todo o ciclo de vida de embalagens – desde a produção e uso, incluindo opções de reciclagem fizeram parte do evento virtual realizado em março pela BASF. As apresentações foram realizadas como uma contribuição alternativa da empresa para a Interpack 2021, feira mundial de embalagens realizada na Alemanha, que não pode ocorrer devido à pandemia do coronavírus. Os tópicos vão desde inovações de produtos a novas tecnologias e projetos de clientes.
Projetos de economia circular
Dentro de seu programa de economia circular, a BASF estabeleceu o objetivo de processar anualmente, a partir de 2025, um total de 250 mil toneladas de matérias-primas recicladas e à base de resíduos em vez de matérias-primas fósseis. Além disso, a companhia está construindo a pegada de CO2 de todos os produtos de venda e pretende concluir este processo até ao final de 2021.
Tecnologia de tinta à base de água para a impressão de embalagens flexíveis
Para as embalagens de papel e papelão, as tintas à base de água são utilizadas há muito tempo e são aceitas como uma solução mais segura e sustentável. Juntamente com os parceiros da rede PRETHINK INK, a BASF está trabalhando para mostrar que essa tecnologia também é viável na impressão em filme para as aplicações das embalagens flexíveis. Os especialistas da BASF e parceiros, como o fabricante de tinta Quimovil, o fabricante de máquinas Comexi e o fabricante de embalagens Silbo, discutiram suas experiências e ofereceram conselhos práticos sobre a utilização “à base de água”.
Reciclagem mecânica de poliamidas em estruturas de filme multicamadas
Atualmente, diversos protocolos de reciclagem não classificam poliamidas em filmes multicamadas como recicláveis. A BASF apresenta provas ao contrário: as últimas conclusões sobre a reciclagem mecânica de poliamidas em filmes multicamadas a partir de experiências recentes. Tanto a poliamida 6 como várias outras copoliamidas foram estudadas e avaliadas a este respeito.
Ultramid®: introdução de uma família de produtos de granulados de extrusão de poliamida 6
BASF introduz os tipos de extrusão de poliamida 6. Nesta família de produtos, é possível determinar a pegada de CO2 e reduzi-la usando diversas opções. Já está disponível a linha Ultramid® CcycledTM, que oferece diversos grades fabricados a partir de resíduos reciclados do processo de produção, em diferentes etapas, tanto derivados da produção de poliamidas na BASF, como também opções que incorporam materiais classificados como Post-Consumer, reforçando o conceito de circularidade. Assim, a BASF também pode oferecer aos seus clientes materiais com um balanço de massa de materiais reciclados. A empresa também oferece o Ultramid® BMBcert: o método de balanço de biomassa (BMB), certificado pela REDcert, que ajuda a conservar as matérias-primas fósseis.
Novos grades de Ultradur® com perfis de propriedade feitos sob medida
O Ultradur® B6560 M2 FC TF, primeiro PBT termoformável do mundo, combina todas as características da família Ultradur®, proporcionando adicionalmente excelentes propriedades de barreira de oxigênio, vapor de água e aroma.
Por meio destas propriedades mecânicas intrínsecas e excepcionais, o Ultradur® permite embalagens fabricadas com um único material, não sendo necessário mais revestimentos. Ao conectar e ramificar as cadeias de polímeros por meio de aditivos especiais, é possível obter uma elevada resistência do polímero fundido. O material é adequado para extrusão de filmes e termoformagem de embalagens ou peças técnicas, bem como outras aplicações de alta temperatura.
O Ultradur® B1520 FC R1 é um PBT de alta fluidez especialmente desenvolvido para embalagens de parede fina moldadas por injeção para cosméticos e produtos alimentícios. É o produto escolhido para embalagens aromáticas e de uma única camada. Dessa forma, é possível eliminar embalagens secundárias em função das propriedades de barreira a umidade e oxigênio proporcionadas pelo novo material. As embalagens também podem ser mais finas, o que constitui um pré-requisito para a produção econômica e ecológica.
As apresentações em inglês e as informações sobre as soluções estão disponíveis no site do evento

Fonte: Máquina Cohn&Wolfe