2 de setembro de 2019

A BASF vai lançar dois inovadores termoplásticos da linha Ultradur® durante a feira K deste ano, que será realizada em outubro, na Alemanha. O Ultradur® B6560 M2 FC TF primeiro PBT – poli(tereftalato de butileno) termoformável do mundo, e o Ultradur® B6551 LNI para extrusão, desenvolvidos por uma equipe interdisciplinar de químicos, físicos e engenheiros.

As duas novas classes combinam todas as características da família Ultradur®, como elevado ponto de fusão, baixa absorção de umidade, alta estabilidade dimensional e boas propriedades de barreira. No entanto, até então a resistência do fundido do PBT não era suficiente para fazer com que ele fosse o produto adequado para o processo para extrusão. Ao conectar e ramificar as cadeias de polímero através de aditivos feitos sob medida, os experts da BASF obtiveram uma resistência do fundido muito elevada. Assim, o Ultradur® B6551 LNI torna-se o material perfeito para tubos, perfis e mandris, enquanto o Ultradur® B6560 M2 FC TF é o material preferido para extrusão de filmes e termoformagem de embalagens ou peças técnicas. A excelente processabilidade foi confirmada pelo parceiro inovador ILLIG Maschinenbau GmbH & Co. KG. A empresa familiar, com sede em Heilbronn/Alemanha é um fornecedor líder global de sistemas de termoformagem e sistemas de moldes para termoplásticos.

As duas classes agora oferecem boas propriedades mecânicas, são fáceis de pintar e permitem a produção de peças moldadas expandidas. Este excelente perfil de propriedades aliado aos muitos anos de experiência da BASF em aplicação e seu sólido conhecimento técnico transformam as duas novas soluções em materiais resistentes e estáveis, próprios para uso em uma ampla gama de aplicações de extrusão em diversas indústrias. O Ultradur® da BASF é confiável em relação à qualidade e disponibilidade. A integração na cadeia desde os monômeros ao produto final oferece maior segurança e um processo de produção contínuo. O material é produzido em Schwarzheide, Alemanha, e está disponível no mundo todo, respeitando as normatizações nacionais.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe