13 de janeiro de 2021

As entregas de comida via aplicativos cresceram 103% no primeiro semestre de 2020, segundo levantamento feito pela startup de gestão de finanças pessoais Mobills, com consequente aumento no consumo de produtos recicláveis como copos, pratos e talheres. Também o segmento de embalagens flexíveis apresentou aumento de demanda. Esse resultado refletiu numa busca de empresas desse setor por produtos mais eficientes e menos agressivos ao meio ambiente, segundo Márcio Biaso, Senior Account Manager da Milliken.

A empresa realizou um webinar para apresentar a esse mercado as aplicações do aditivo UltraBalance® Natural 1002, uma tecnologia que permite aumentar ou proporcionar melhorias de barreira à umidade em embalagens flexíveis de polietileno. Os ganhos são substanciais, variando de 20% a 60% dependendo da resina e da estrutura aplicadas nas embalagens. Isso sem prejuízo de performance. “O resultado surpreendeu a todos os participantes, pois provocou um grande crescimento na procura por esse produto por empresas brasileiras de todos os tamanhos”, garante.

A simplificação também contorna os entraves habituais para a reciclagem de filmes multicamadas, assegurando às marcas usuárias uma prática mais correta em termos ambientais. “A proposta de valor de nossa tecnologia está bastante alinhada com os desafios enfrentados pelos brand owners no que diz respeito à sustentabilidade”, afirma Biaso. “Além disso”, acrescenta o executivo da Milliken, “nossa tecnologia permite a otimização de estruturas e substituição de materiais, contribuindo para o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis e com possibilidade de otimização de custo”.

O UltraBalance® é uma solução de alta barreira para embalagens flexíveis de Polietileno. “Esse produto possibilita a diminuição da espessura e do peso dos filmes, e em certos casos permite a eliminação da camada metalizada em embalagens, garantindo a obtenção de um monomaterial flexível de polietileno”, esclarece Biaso.

Na avaliação de Biaso, com as empresas de embalagens descartáveis produzindo cada vez mais, surgiram as demandas por produtos mais eficientes. “Passamos a ser procurados para oferecer soluções no desenvolvimento ou substituições dessas embalagens”, afirma. “E o UltraBalance® Natural 1002 tem sido o caminho, pois, além de possibilitar a substituição de materiais em algumas embalagens, também tem ótima performance, com aumento de até 60% na barreira contra umidade, barreira contra gordura e também proporciona maior transparência”, afirma.

O executivo lembra ainda que a Milliken oferece todo suporte técnico aos seus clientes, com o apoio no desenvolvimento e análises laboratoriais para a avaliação da performance do aditivo no produto final. “Podemos analisar a embalagem final para que possamos verificar se foram atendidas as especificações”, explica.

Fonte: 2PRÓ Comunicação