15 de julho de 2020

A cor é muito importante para a embalagem. Ela precisa ser utilizada como uma vantagem competitiva na gôndola. “O ponto de venda é repleto de produtos similares, por isso o apelo visual é um fator decisivo para conquistar a preferência do consumidor”, afirma Diego Souza, consultor técnico da DuPont Image Solutions.
Um exemplo icônico da importância da cor na embalagem é o da Coca-Cola. O vermelho da marca é reconhecido imediatamente à primeira vista pelos consumidores. Essa cor se tornou um sinônimo de Coca-Cola. “Essa conexão entre cor e marca é muito importante”, ressalta.
A melhor maneira de especificar as cores para embalagens e garantir uma reprodução fidedigna do que foi pensado pelos donos de marcas, segundo Souza, é utilizar valores colorimétricos LAB e LCH para a especificação das cores. Além disso, os convertedores precisam investir em equipamentos para o gerenciamento de cores das embalagens e na capacitação técnica de seus colaboradores para a sua operação. “Todos os setores da gráfica têm que estar envolvidos no controle do processo para garantir a sua eficiência”, destaca.
A entrevista completa com Diego Souza está disponível no nosso canal do YouTube.
Na próxima terça-feira, a live Embalagem em Pauta recebe Rafael Itzania, diretor da unidade de embalagens de proteção para América do Sul da Sealed Air. Ele vai falar sobre a importância da embalagem de proteção para a segurança dos produtos.