25 de abril de 2019

O que a Rússia tem a nos ensinar sobre embalagens.

O que mais me encantou nesta viagem à Rússia7 A embalagem de geleia de cramberries: um frasco de vidro com tampa plástica que lembra uma Matriosca. também conhecida como boneca russa. que faz parte da tradição milenar da cultura do país. A decoração com rótulo termoencolhível é simplesmente ma­ravilhosa ao reproduzir fielmente a boneca.

Os russos são muito tradicionais. Um bom exemplo disso são as embalagens das barras de chocolates. ilustradas com rostos de bebês com roupas antigas. A tradição também está presente na forma única como os russos embrulham seus caramelos.

Apesar disso. muitos consumidores também querem conveniência. Atendendo a esta demanda, o mingau da empresa AMYGA. que se declara “2go”, oferece simplicidade no preparo do produto e consumo em qualquer lugar. O pote de papelcartão já vem com a aveia. grãos. frutas e temperos secos. basta adicionar leite frio ou quente e está pronto para o consumo no próprio pote.

Outro exemplo de conveniência é o pote plástico de patê que se trans­forma num utensílio, que pode ser reutilizado pelas donas de casa.

Para destacar e identificar a sopa pronta no ponto e venda, o produto é apresentado em um pote de poli­propileno simples e transparente em um cartucho de papelcartão que traz todas as informações sobre o produto e a empresa.

Os biscoitos de chocolate são comercializados em embalagem flexível com selagem especial, que forma uma “carinha” de bichinho, mi­metizando o formato dos biscoitos.

A Danone tem forte presença na Rússia. Lá, o Activia chega às gôndo­las em potes PET transparentes com a marca em alto relevo. O rótulo termoencolhível do pote do Actimel estava “vestido” de Frozen para acompanhar a série da Disney. O iogurte russo concorrente tem a versão familiar e também adotou frascos de PET transparente.

Além da bebida tradicional russa a vodka, os russos têm outras bebidas e embalagens interessantes.

Na categoria de água mineral, a primeira que se destaca é a Cone Forest com uma garrafa PET em formato quadrado pouco usual que lembra os garrafões de 20 litros de bebedouros. O formato otimiza o transporte. Curiosa também é a rotulagem autoadesiva frente e verso no lugar do rótulo tipo roll la bel.

A Longavita é uma água mineral premium apresentada em uma garrafa encorpada de PET de cor azul intensa. A garrafa estreita facilita a pega e o formato alongado confere elegância. O design é sofisticado e o verso traz todas as informações sobre o produto e o seu descarte em russo e inglês e ainda traz um tag com QRCode.

A categoria de sucos é bem re­presentativa. O 9φpoúTα tem uma mensagem simples. como pretende ser entendido, suco de 9 frutas natu­rais. A marca optou por uma garra­fa cilíndrica transparente com uma tampa preta larga.

A Ascania oferece várias linhas de sucos com e sem gás. O suco de maçã premium adotou uma garrafa em formato de maçã e a decoração com rótulo termoencolhível lembra a fruta. A linha de sucos usa a mesma garrafa exclusiva, variando os rótulos conforme os sabores. As garrafas formam uma linda cortina nas prateleiras em função do design exclusivo e das cores e ilustrações das frutas. Embalagem melhor. Mundo melhor.