O que a Rússia tem a nos ensinar sobre embalagens.
O que mais me encantou nesta viagem à Rússia7 A embalagem de geleia de cramberries: um frasco de vidro com tampa plástica que lembra uma Matriosca. também conhecida como boneca russa. que faz parte da tradição milenar da cultura do país. A decoração com rótulo termoencolhível é simplesmente maravilhosa ao reproduzir fielmente a boneca.
Os russos são muito tradicionais. Um bom exemplo disso são as embalagens das barras de chocolates. ilustradas com rostos de bebês com roupas antigas. A tradição também está presente na forma única como os russos embrulham seus caramelos.
Apesar disso. muitos consumidores também querem conveniência. Atendendo a esta demanda, o mingau da empresa AMYGA. que se declara “2go”, oferece simplicidade no preparo do produto e consumo em qualquer lugar. O pote de papelcartão já vem com a aveia. grãos. frutas e temperos secos. basta adicionar leite frio ou quente e está pronto para o consumo no próprio pote.
Outro exemplo de conveniência é o pote plástico de patê que se transforma num utensílio, que pode ser reutilizado pelas donas de casa.
Para destacar e identificar a sopa pronta no ponto e venda, o produto é apresentado em um pote de polipropileno simples e transparente em um cartucho de papelcartão que traz todas as informações sobre o produto e a empresa.
Os biscoitos de chocolate são comercializados em embalagem flexível com selagem especial, que forma uma “carinha” de bichinho, mimetizando o formato dos biscoitos.
A Danone tem forte presença na Rússia. Lá, o Activia chega às gôndolas em potes PET transparentes com a marca em alto relevo. O rótulo termoencolhível do pote do Actimel estava “vestido” de Frozen para acompanhar a série da Disney. O iogurte russo concorrente tem a versão familiar e também adotou frascos de PET transparente.
Além da bebida tradicional russa a vodka, os russos têm outras bebidas e embalagens interessantes.
Na categoria de água mineral, a primeira que se destaca é a Cone Forest com uma garrafa PET em formato quadrado pouco usual que lembra os garrafões de 20 litros de bebedouros. O formato otimiza o transporte. Curiosa também é a rotulagem autoadesiva frente e verso no lugar do rótulo tipo roll la bel.
A Longavita é uma água mineral premium apresentada em uma garrafa encorpada de PET de cor azul intensa. A garrafa estreita facilita a pega e o formato alongado confere elegância. O design é sofisticado e o verso traz todas as informações sobre o produto e o seu descarte em russo e inglês e ainda traz um tag com QRCode.
A categoria de sucos é bem representativa. O 9φpoúTα tem uma mensagem simples. como pretende ser entendido, suco de 9 frutas naturais. A marca optou por uma garrafa cilíndrica transparente com uma tampa preta larga.
A Ascania oferece várias linhas de sucos com e sem gás. O suco de maçã premium adotou uma garrafa em formato de maçã e a decoração com rótulo termoencolhível lembra a fruta. A linha de sucos usa a mesma garrafa exclusiva, variando os rótulos conforme os sabores. As garrafas formam uma linda cortina nas prateleiras em função do design exclusivo e das cores e ilustrações das frutas. Embalagem melhor. Mundo melhor.
Comentários