Close

Tomada de decisão orientada por Inteligência Artificial na conversão de embalagens cartonadas e de rótulos e etiquetas

No cenário de impressão altamente competitivo, os clientes estão exigindo a mais alta qualidade ao melhor preço; e eles querem isso ontem. Isso cria alguns desafios reais para os convertedores de embalagens de hoje. Para as empresas, grandes e pequenas, neste setor, manter as luzes acesas significa se tornar ainda mais eficiente e ágil, ao mesmo tempo em que opera com margens cada vez menores.
Da entrada do pedido ao chão de fábrica, os convertedores estão examinando todos os aspectos do negócio em esforços para melhorar os resultados financeiros. As empresas estão buscando maneiras de aproveitar melhor os investimentos em equipamentos, aumentar a produtividade, controlar os custos e maximizar a eficiência. Felizmente, as tecnologias de impressão emergentes e as soluções líderes do setor estão fornecendo as respostas.

Um mundo digital

Com o passar dos anos, a impressão tornou-se tanto uma arte quanto uma ciência. Quando falamos particularmente em planejamento, estimativa e imposição, percebemos que essa tarefa era muito baseada em tentativa e erro, os arquivos de arte eram combinados e re-combinados na tentativa de reduzir o uso de material, reduzir perdas e melhorar o tempo de impressão e corte. Do início ao fim, o processo de criação de layout era repleto de desperdícios e ineficiências. O processo dependia de telefonemas, e-mails e planilhas e era guiado pela experiência e conhecimento tribal transmitido de um gerente de produção a outro.
Embora os primeiros sistemas de software entregassem alguma automação limitada, as melhorias eram, na melhor das hipóteses, incrementais. O processo de criação de layout e planejamento permaneceu inexato, em grande parte manual e demorado. Como resultado, os prazos eram longos e os lucros, reduzidos.
Hoje, a tecnologia na forma de impressão digital apresenta uma alternativa viável para flexografia, offset e outros métodos tradicionais. O processo digital oferece muitas vantagens. Além de entrega mais rápida, a impressão digital permite tiragens curtas com preços confortáveis, personalização altamente flexível, suporte a proliferação de SKUs e permite opções ecologicamente corretas.

Inteligência artificial

Mesmo em sua forma mais básica, os benefícios da impressão digital são muito significativos. Mas o verdadeiro valor está em sua estrutura para oferecer suporte à automação. E a impressão digital turbo-alimentada com inteligência artificial (IA) oferece níveis revolucionários de produtividade e lucratividade não atingíveis anteriormente.
Um processo de impressão digital automatizado orientado por IA elimina redundância, automatiza etapas manuais e acelera a tomada de decisões para manter as impressoras funcionando em capacidade total. A lucratividade é aprimorada através da combinação de trabalhos semelhantes em uma única folha ou layout, otimizando o uso de material com a combinação mais compacta possível e selecionando a melhor e mais econômica impressora para cada trabalho.
Planejamento e imposição baseados em IA
Foi demonstrado que tilia Phoenix da Tilia Labs aumenta a produtividade não somente da impressão convencional como a digital, reduz custos e otimiza a produção para todos os segmentos da indústria de impressão, incluindo embalagens, comercial e impressão de grandes formatos. Eliminar a necessidade de imposição baseada em “templates” permite que o Phoenix acompanhe o ritmo até mesmo das impressoras mais rápidas do setor, enquanto reduz o uso de tinta e os custos de substrato.
As soluções para agilizar a pré-impressão e o fluxo de trabalho no espaço de conversão de embalagens são tradicionalmente muito segmentadas e focadas em um tipo de impressora ou método. Tilia Phoenix oferece uma solução universal que permite a criação otimizada de layouts e planejamento em todo o chão de fábrica, independente do sistema de impressão utilizado ou tipo de produto.

Colocando a IA para funcionar
Até agora, o software de produção de impressão não tinha sofisticação para calcular com precisão o custo, o tempo de impressão, a utilização da folha ou a utilização da impressora. Empregando um modelo simulado das condições de fabricação e requisitos de produção, tilia Phoenix avalia todas as combinações possíveis de pedidos, impressoras, tiragens, tamanhos de folhas e restrições de trabalho para fornecer aos impressores o plano mais econômico para a produção do trabalho. Realizar tais cálculos simplesmente não é possível sem a ajuda da Inteligência Artificial.

A Tilia Labs está colocando a IA nas mãos dos convertedores de todos os tipos e tamanhos. O aproveitamento dessa tecnologia junto com a impressão digital e/ou convencional se traduz diretamente em uma utilização mais eficaz dos ativos do equipamento de impressão, novos níveis de flexibilidade e resposta rápida. E o impacto nos resultados financeiros é tudo menos artificial.

Solicite uma demo e descubra mais como a inteligência artificial pode lhe ajudar a reduzir custos e aumentar sua produtividade em:

https://tilialabs.com/phoenix-demo-request/