Close

Sunnyvale comemora 41 anos em outubro

Muitos comentam sobre as dificuldades de se empreender no Brasil; taxas, impostos, prazos para importação e burocracia são temas sempre lembrados. É muito comum também mencionarem que, devido a essas dificuldades, uma empresa brasileira só atinge seu grau de maturidade após sete anos de atuação sólida. Então, o que falar sobre uma história de mais de quatro décadas trabalhando não somente com importação e comercialização de itens de tecnologia, como também de investimento na produção local através de uma linha própria de manufatura?

 

Ao longo de 41 anos a serem completados neste mês de outubro, a Sunnyvale superou muitos desafios, mas colheu inúmeras conquistas, tornando-se uma das principais referências no Brasil na comercialização e desenvolvimento de soluções de automação para codificação industrial, embalagens, sistemas de inspeção e controle qualidade, automação nos processos de paletização, pós-venda e serviços de técnicos de instalação e manutenção próprios, especializados em cada uma dessas áreas.

 

Fundada em  São Paulo em 24 de outubro de 1978 por Luiz Mititomo Nishikawa, a Sunnyvale desde o princípio manteve o foco na importação, revenda e prestação de serviço com foco em equipamentos de alta tecnologia para atender as necessidades que o mercado brasileiro começava a apresentar. Mais do que isso, primou sempre pela escolha de parceiros renomados, cuja qualidade dos produtos é amplamente reconhecida em todo o mundo.

 

É o caso da Domino, Foxjet, Sic Marking, Digi, Fugi, Anritsu, Webomatic, entre outras.

“Acredito que a caminhada de conquistas da Sunnyvale nestes 41 anos deva-se muito a esses dois fatores: ouvir os clientes e procurar soluções que os ajudassem a se tornarem mais produtivos, e, ao mesmo tempo, fazer as parcerias certas, trazer para o país tecnologias que efetivamente agregassem valor e que tivessem reconhecimento internacional”, salienta Luiz Nishikawa.

 

Preparando-se para o futuro

Em mais de quatro décadas, o mercado mudou. Os processos se tornaram mais automatizados, os equipamentos ganharam design compacto e, na contramão, tornaram-se mais velozes e assertivos. Além disso, o novo milênio também abriu novas possibilidades de negócios por meio de tecnologias disruptivas, que unem eficiência de hardware e inteligência de software. Ou seja, o novo se faz presente, e é preciso estar preparado para seguir adiante.

 

Dessa forma, como uma empresa que nunca parou de se reinventar, a Sunnyvale anunciou, em 2018, o início de uma reestruturação administrativa, com mudanças em sua diretoria e ampliação de alguns focos de negócios.

 

Claudia Nishikawa está à frente da Diretoria Geral da empresa, capitaneando algumas mudanças importantes para preparar a Sunnyvale para os novos desafios do mercado, coordenando mais de 150 colaboradores diretos e uma infraestrutura que reúne escritório administrativo em São Paulo e uma fábrica com 10 mil m2 em Itaquaquecetuba.

“Temos que olhar para frente, mas nunca sem esquecer nossa história. Afinal, há uma trajetória de 41 anos para que chegássemos até aqui e, certamente, muito aprendizado também”, diz Claudia. “Sendo assim, valores como atendimento e suporte técnico altamente capacitado continuam a ser nossas prioridades; investir em nossos colaboradores e valorizar suas conquistas é outro valor que não podemos perder de vista. Ao mesmo tempo, queremos enxergar adiante, procurando ampliar nossas parcerias trazendo novas tecnologias e marcas para o Brasil.”

 

Entre essas novidades está a ampliação da parceria com a empresa inglesa Domino por meio da comercialização, iniciada em março deste ano, das soluções de impressão digital para rótulos. O primeiro produto a desembarcar no Brasil foi a Domino N610i, um equipamento que pode ser configurado em até sete cores para produção industrial de rótulos em alta qualidade.

 

Outra novidade anunciada neste ano foi a nova a codificadora laser Fibra Domino F720i, um equipamento que revoluciona o sistema de gravação em latas em alta velocidade, visto que codifica de forma eficiente, sustentável e indelével, evitando assim fraudes e falsificação. Possui grau de proteção adequado para indústria de bebidas IP65 e alcança 100.000 latas/hora codificando uma mensagem típica de fabricação, validade e lote.

 

No segundo semestre, a Sunnyvale também lançou uma nova linha de produtos – a tecnologia de itens para linhas de produção Sunnyvale Detectáveis. Entre os destaques da nova linha está a caneta, que conta com tecnologia avançada para fácil e rápida detecção caso seja perdida em trabalhos de corte e processamento de gêneros alimentícios, como carne. Usa, em seu corpo, metais detectáveis visíveis em raios-X que são compatíveis com as normas regulativas da FDA. Ainda dentro dos itens de segurança da Sunnyvale Detectáveis, será comercializada a família de luvas, toucas e entre outros que compartilham do mesmo princípio das canetas, ou seja, oferecem altíssimo grau de segurança em níveis de higiene e detecção para linhas de produção de alimentos, bebidas e embalagens.

 

“O mercado muda, e essas mudanças estão cada vez mais velozes. Por exemplo, em 1978, falava-se muito pouco em sustentabilidade. Hoje, ser sustentável se tornou um valor real e inestimável, de modo que produtos que não sigam essa linha perdem espaço. Nossos parceiros investem constantemente para renovar suas tecnologias, e a Sunnyvale também está atenta às mudanças, procurando sempre novidades que atendam às novas demandas dos clientes e que vão ao encontro do que a sociedade espera em termos de responsabilidade ambiental, saúde e higiene”, analisa João Fortes, gerente de produto e marketing da Sunnyvale. “Dentro dessa filosofia, muitas novidades virão por aí”, assegura.

 

Fonte: Parla Assessoria