Close

Stratasys elimina a complexidade do processo de impressão de projetos em 3D

Propiciando aos projetistas e engenheiros a adoção de novas possibilidades de impressão 3D, a Stratasys (NASDAQ: SSYS) elimina ainda mais a complexidade dos processos de impressão de projetos em 3D. Isso se torna possível pelo recurso Advanced FDM do GrabCAD Print, o qual tem o objetivo de garantir a finalidade do projeto por meio da interação intuitiva com os modelos, para fornecer rapidamente peças robustas, leves e desenvolvidas especificamente.

Ao eliminarem o difícil processo de conversão de CAD para STL, os usuários podem trabalhar em alta fidelidade e avançar rapidamente no processo de impressão de projetos em 3D, otimizando o ”time to market” e, consequentemente, a receita. O Advanced FDM foi desenvolvido para acelerar a produção de peças para uso final, ao mesmo tempo em que apresenta capacidade de criação de peças especialmente concebidas para serem mais leves, mas sem que tenham sua resistência comprometida.

“Para os engenheiros de projeto e fabricação, um dos processos mais frustrantes é o de ‘baixar’ um arquivo CAD para o formato STL, no qual terá que refazer todo o trabalho de design”, diz Mark Walker, Gerente Líder de Software de Produtos na Stratasys. “O software Advanced FDM foi desenvolvido para eliminar essa complexidade, permitindo que os projetistas reduzam as iterações e os ciclos de projeto, obtendo um protótipo realista e uma peça acabada de alta qualidade, mais rápido do que nunca.”

Com controles avançados de construção originais do CAD, a solução não exige a geração manual de caminhos de ferramenta complexos, o que reduz o tempo geral de programação para a impressão 3D. Seus recursos intuitivos tornam possível obter as características desejadas da peça por meio do controle automático dos atributos de construção FDM. Os engenheiros selecionam facilmente as áreas na geometria do projeto original e especificam seus atributos, permitindo que o Advanced FDM calcule automaticamente os caminhos da ferramenta de impressão 3D.

“Os fluxos de trabalho baseados em geometria do Advanced FDM do GrabCAD Print nos permitiram ajustar a criação das peças, atendendo aos requisitos das aplicações e processando as peças de forma mais rápida do que era feito antes”, afirma Robert Heath, Engenheiro de Aplicação de Manufatura Aditiva da Eckhart. “A transição integrada do movimento de uma criação entre os aplicativos é fácil e intuitiva”.

Ao designarem os atributos diretamente nos modelos CAD, os usuários identificam áreas de força e rigidez, controlam preenchimentos, garantem material suficiente em torno dos orifícios com inserções e evitam emendas. Como os caminhos de ferramenta são gerados automaticamente a partir das atribuições do modelo, o usuário pode esperar um tempo significativamente menor na configuração da peça, sem abrir mão de peças FDM robustas, de alta qualidade e especificamente desenvolvidas.

“O Advanced FDM provou seu valor inestimável na melhoria do tempo de processamento da peça. Ao processar um grande número de ferramentas e acessórios em um ambiente onde o tempo é determinante, era imprescindível que as áreas de ferramentas mais fortes estivessem corretas logo na primeira vez, sempre”, explica Dave Hewitson, Programador de Prototipagem Rápida da McLaren. “O Advanced FDM invalida a exigência de muitos programas, criando um processo muito mais simples. Ele também nos permitiu controlar com mais eficiência a estrutura das peças automotivas de uso final, algo muito difícil de conseguir com as soluções que tínhamos em mãos. Isso significa que podemos obter mais rapidamente as melhores peças para a pista”.

O Advanced FDM da GrabCAD já está disponível para download com GrabCAD Print (a partir da versão 1.24) e é suportado nos seguintes sistemas de impressão 3D da Stratasys: F370, Fortus 380mc, Fortus 380mc Carbon Fiber Edition, Fortus 450mc, Fortus 400mc, Fortus 900mc e F900.

Saiba mais sobre o potencial da GrabCAD e do Advanced FDM e os recursos da Stratasys visitando: https://grabcad.com/print/features ou https://www.stratasys.com/software

Fonte: GPCOM Comunicação Corporativa