SP Negócios e ABIHPEC se unem para capacitar exportadores do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos em São Paulo

A SP Negócios — agência de promoção de investimentos e exportações do município de São Paulo — e a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) anunciaram ontem (19/02), na presença do prefeito Bruno Covas, convênio para a promoção de iniciativas de capacitação e aperfeiçoamento de exportadores da cidade.

A ABIHPEC tem cerca de 400 empresas associadas, que representam 90% do faturamento nacional do setor, que no ano passado chegou a R$ 47,5 bilhões  ex-factory (líquido de imposto sobre vendas). O Brasil é o 4º maior consumidor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, atrás dos Estados Unidos, Japão e China.

O setor exporta para 160 países e a ABIHPEC vem, nos últimos anos, promovendo cursos de capacitação de novos exportadores, principalmente entre as pequenas e médias empresas. Entre janeiro e dezembro do ano passado, as exportações do setor somaram US$ 664,5 milhões.

A SP Negócios promove periodicamente workshops; conduz o Peiex-São Paulo, programa de capacitação de exportadores, que dura vários meses; e faz acompanhamento dentro das empresas da evolução dos processos preparatórios para iniciar ou ampliar vendas ao exterior. No ano passado, atendeu “in company” mais de uma dezena de empresas do setor.

“A partir desse convênio, vamos unir forças com a ABIHPEC para ampliar a oferta de cursos, workshops e atendimentos dentro das empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. O objetivo, com isso, é gerar novos exportadores na cidade e melhorar o desempenho dos que querem exportar mais, principalmente os pequenos e médios do setor, que têm muita qualidade em produtos, mas carecem de informação e assessoria para chegar ao comprador externo”, explica Juan Quirós, presidente da São Paulo Negócios.

Para o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, o convênio resultará na maior qualificação dos exportadores do setor. “Esta parceria levará conhecimento às empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e tem o objetivo de ampliar sua maturidade exportadora, o que refletirá em seus negócios internacionais. Dessa forma, buscamos expandir nossas fronteiras e levar o Brasil a outro patamar no mercado mundial, em especial a cidade de São Paulo”, avalia Basilio.

O convênio prevê também uma maior integração entre as duas instituições para a divulgação de oportunidades de investimento na cidade para o setor. Em eventos da ABIHPEC, a SP Negócios apresentará seus serviços de apoio ao investidor e projetos do Plano Municipal de Desestatização.

Calendário de promoções da parceria SP Negócios/ABIHPEC

Capacitações específicas para o setor de HPPC já programadas

07/março : Prospecção de Mercados + Critérios para seleção de mercados + Acordos internacionais

28/maio: Formação de preços + Tributos na exportação