Close

Rota da Reciclagem faz dez anos e ganha assistente virtual

Uma das principais plataformas de fomento à reciclagem do País, o Rota da Reciclagem está completando dez anos e como presente de aniversário ganhou uma atendente virtual. “Flora”, como foi batizada, é uma tecnologia desenvolvida para o aplicativo Messenger para celular, do Facebook, que vai tornar ainda mais simples a vida de quem busca postos de coleta de material reciclável e cooperativas em todo o Brasil.

Utilizar o recurso é muito simples. O usuário só precisa abrir o aplicativo e procurar o Rota da Reciclagem. A partir daí a atendente virtual irá interagir com usuário, que deverá compartilhar a sua localização e responder às perguntas formuladas, como por exemplo informar se pretende vender ou doar os seus materiais recicláveis. Com poucos cliques, é possível conhecer os pontos de coleta mais próximos. “Flora” está disponível para comunicação pelo Messenger ou também pelo Facebook chat apenas por celular e é um complemento à plataforma tradicional www.rotadareciclagem.com.br, que mantém suas funcionalidades originais.

“O Rota da Reciclagem sempre foi um orgulho para nós, pois presta um serviço importantíssimo à sociedade. Tão importante quanto incentivar a reciclagem é mostrar onde se deve descartar corretamente os materiais”, revela Valéria Michel, Diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak.

Idealizada pela empresa para fomentar a reciclagem e fortalecer a cadeia recicladora, o Rota da Reciclagem é uma ferramenta viva. Atualmente, conta com mais de 5 mil pontos de coleta registrados em todo o Brasil e soma quase 2 milhões de acessos. Segundo Valéria, a plataforma é alimentada por uma equipe de campo, formada por profissionais que percorrem todo o País reunindo informações sobre Pontos de Entrega Voluntária, cooperativas e comércios de reciclagem. Além de manter as informações constantemente atualizadas, essa equipe contribui também para estabelecer uma ponte de comunicação entre a Tetra Pak e os elos da cadeia recicladora, oferecendo apoio e orientação sobre reciclagem.

Além do Rota da Reciclagem, a companhia apoia outras iniciativas ambientais, como o Cultura Ambiental nas Escolas, (Re)ciclo de Cinema, Cena Ambiental, Palco da Reciclagem, Túnel da Reciclagem, Cuidando do Futuro e Projeto Nascentes. A Tetra Pak também mantém parceria com 35 indústrias recicladoras em todo o País e mais de 600 cooperativas de reciclagem, o que inclui apoios como treinamento e capacitação dos catadores e a cessão de equipamentos.

Para acompanhar informações sobre o universo da reciclagem no Brasil, siga também a página do Rota no Facebook: @rotadareciclagem.

Fonte: JeffreyGroup Brasil