Close

Quimatic Tapmatic relança fluido de corte à base de água Aquatic com nova fórmula e embalagem

Para atender às indústrias que trabalham com as mais elevadas exigências de sustentabilidade – como sistema de gerenciamento SMS (Segurança, Meio ambiente  e Saúde) e certificações ISO 14001 e 45001, a Quimatic Tapmatic acaba de relançar o fluido de corte à base de água Aquatic com nova fórmula e embalagem.

“Agora o produto apresenta um desempenho ainda mais superior no que diz respeito à refrigeração e proteção anticorrosiva de metais durante a usinagem”, enfatiza Marcos Pacheco, químico da Quimatic Tapmatic.

De acordo com o profissional, o Aquatic garante um processo de usinagem mais seguro, limpo e rápido, sem engripamento ou emplastamento. O produto é ideal para o trabalho em metais ferrosos e amarelos, e pode ser utilizado tanto em operações manuais de usinagem como em máquinas operatrizes que trabalham com adição direta do fluido na ferramenta (ou que têm sistema de recirculação).

Com o Aquatic, as indústrias conseguem atingir ao mesmo tempo suas metas de sustentabilidade e desempenho. Ecologicamente correto, não inflamável e não combustível, o fluido de corte à base de água da Quimatic Tapmatic é compatível com as normas NR15 (Insalubridade), NR16 (Atividades e Operações Perigosas) e NR20 (Inflamabilidade).

Pronto para uso e fácil de aplicar, o produto não ataca componentes das máquinas ou peças usinadas. O Aquatic proporciona máxima refrigeração de ferramentas durante a usinagem (assim evita deformação das peças ou falhas dimensionais) e previne o Flash Rust, a corrosão leve e imediata que pode aparecer logo após a usinagem. A solução destaca-se ainda por contar com aditivo passivante de metais amarelos, que inibe o manchamento do metal durante a operação de usinagem.

A nova embalagem é outro diferencial do Aquatic. Agora com bico de aplicação duas vezes maior que os convencionais, o produto ficou mais fácil e seguro  de aplicar. O novo bico permite alcançar com mais facilidade pontos de difícil acesso e proporciona uma distância mais segura entre a mão do operador e a máquina. A extremidade do bico ganhou uma tampa rosqueável para evitar a perda do produto por vazamento ou evaporação.

Com suas características ecologicamente corretas e o odor leve, o Aquatic não oferece riscos ao ambiente de trabalho e à saúde dos operadores. O produto não forma névoa e não causa irritação nos olhos, no sistema respiratório ou na pele de quem trabalha nas fábricas.

Inovação – O desenvolvimento do Aquatic – que tem a água com sua principal base e surpreendentemente oferece baixíssimo risco de corrosão durante a usinagem e estoque das peças –  exigiu a busca de aditivos de alta tecnologia por parte da Quimatic Tapmatic.

Desde o início, a empresa trabalhou em parceria com clientes e fornecedores para adequar a solução aos mais rigorosos requisitos de sustentabilidade e segurança do mercado, sempre com o objetivo de entregar um produto ecologicamente correto do mais alto desempenho.

“Tivemos muitos desafios até chegar à fórmula atual do fluido”, explica o químico da Quimatic Tapmatic.  “O maior deles, sem dúvida, foi desenvolver o produto sem o uso de óleos minerais ou sintéticos. Mas com a ajuda de aditivos ecológicos de última geração, fomos capazes de desenvolver um produto à base de água que garante ótima refrigeração, proteção anticorrosiva e desempenho para os trabalhos de usinagem.”

Outro grande diferencial do Aquatic em relação aos fluidos convencionais é que o produto à base de água é o único capaz de  atender a dois importantes aspectos de segurança: não é inflamável (não é explosivo quando os vapores são submetidos a faíscas) e não é combustível (não alimenta chamas). Por isso, o fluido de corte à base de água da Quimatic Tapmatic atende à norma NR20 (inflamabilidade). A maior parte dos fluidos de corte base mineral ou sintéticos do mercado não são inflamáveis, mas todos são combustíveis.

Com o Aquatic, as indústrias podem trabalhar com a certeza de que estão utilizando não apenas com o que há de mais sustentável, como também o que há de mais seguro para suas instalações e equipes.

O fluido de corte à base de água Aquatic está disponível em embalagens de 500 mL, 5 L, 20 L e 200 Litros. Para mais informações, acesse:

https://www.quimatic.com.br/produtos/usinagem/aquatic/

Fonte: Diálogo Assessoria de Imprensa