Close

Printi investe em equipamentos Heidelberg 

A Printi, plataforma de produtos personalizados, acaba de anunciar investimento em novas máquinas da Heidelberg para aumentar sua produtividade. Desde março deste ano, quando os equipamentos foram instalados, o tempo de execução do processo de produção caiu de 40 para 4 minutos. A expectativa é de que a empresa aumente sua capacidade de impressão em pelo menos 30%.

Uma operação que dependia de cinco máquinas no total, hoje conta com apenas três que fazem todo o serviço muito mais rápido. Isso porque os equipamentos antigos demandavam muitos processos de acerto manualmente. Agora, o maquinário recém-chegado cumpre esse protocolo automaticamente e com mais velocidade.

“O principal ponto para ganharmos mais capacidade de produção é a velocidade das máquinas da Heidelberg, que diminuíram o tempo do processo produtivo significativamente. Além disso, a parceria entre Heidelberg e Printi nos permitiu diminuir o custo no uso de tintas e de energia, tornando a operação mais sustentável e tecnológica”, explica Wirandé Campos, COO da Printi.

Ludwig Allgoewer, presidente da Heidelberg do Brasil, explica que “as três Speedmaster XL 106 adquiridas pela Printi têm o mais alto nível de automação do mercado e, juntas, podem chegar a 54 mil folhas por hora. São equipadas com o sistema conhecido como Push to Stop, que possibilita a troca de trabalhos de forma totalmente automática e autônoma. O exclusivo sistema Intellistart 2 revolucionou o sistema de trocas, com uma preparação eficiente da impressão a seguir e geração automática de programas de setup com otimização de tempo. Automação inteligente, máxima qualidade e produtividade e eficiência econômica fazem da Speedmaster XL 106 uma máquina conceituada no mercado brasileiro e mundial.”

Outros diferenciais das máquinas, que contam com o Prinect Press Center XL 2, é que oferecem fácil operação graças à excepcional ergonomia e à operação intuitiva. A nova geração de estações de controle aproveita todo o potencial disponível para minimizar o tempo perdido em cada serviço de impressão. Pela primeira vez, múltiplos pedidos de follow-up podem ser preparados e encaminhados enquanto a produção ainda está em andamento.

Ainda como parte deste processo, o sistema de medição de cores Prinect Inpress Control 2 com a função Quality Assist coloca a máquina em produção imediatamente após as exigências de qualidade serem atendidas. Essa troca de trabalho até o início da produção autônoma e o controle de qualidade automaticamente, inline, destacam a impressora no ramo gráfico. O sistema de secagem DryStar (LE UV/LED UV) faz parte do conceito de “folha seca”, ou seja, a tinta cura instantaneamente, traz vários benefícios para todo processo de produção da gráfica, além do ganho de tempo.

Na pré-impressão, a Printi já contava com um CtP Suprasetter 106 com capacidade de gravação de 42 chapas por hora com duas gavetas que comportam 110 chapas de 0,30 mm cada. Para atender a nova demanda do projeto, a empresa investiu em mais um um CtP Suprasetter 106 com capacidade de gravação de 55 chapas/h, além de dois auto pallet loader com separador de folhas intercaladoras, dobrador em linha e três stackers. Todos os equipamentos foram ligados para formar uma linha de produção automatizada integrada, gerando uma capacidade de gravação de 97 chapas por hora, entregues empilhadas, separadas para cada máquina offset e prontas para uso na máquina.

A instalação das Speedmasters XL 106 foi iniciada em janeiro deste ano e demorou, no total, 8 semanas, com 12 técnicos da Heidelberg inteiramente dedicados à montagem. Antes disso, 12 funcionários da Printi foram treinados por um mês para dominar todas as funcionalidades dos equipamentos e garantir que a operação iniciasse da melhor forma possível.
Veja o vídeo da parceria Printi e Heidelberg em: https://youtu.be/rKbZ9PEE33c

Fonte: Jeffrey Group Brasil