15 de dezembro de 2021

A Owens Illinois, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro e a maior recicladora do material no Brasil, realizou, no último dia 12 de dezembro, a entrega de uma trituradora de vidro para a expedição Voz dos Oceanos, iniciativa liderada pela Família Schurmann em combate à poluição dos mares. A entrega foi realizada em Recife, Pernambuco, de onde a expedição parte rumo a Fernando de Noronha.
A máquina é uma trituradora compacta para garrafas e outras embalagens de vidro que vai permitir o descarte correto das embalagens usadas pela equipe durante toda a viagem e a redução significativa do volume desse material no veleiro. Com a trituração do vidro, os resíduos serão destinados corretamente para a reciclagem, o que representa uma solução ambientalmente sustentável, já que diminui o descarte em aterros.
“Na Owens Illinois, entendemos a importância de promover o descarte correto do vidro, para que possa ser reciclado e transformado em novas embalagens. Sabemos que cada tonelada de vidro reciclado gera economia de 2,9% no consumo de energia durante o processo produtivo e que cada 50 quilos de vidro reciclado reduz a ocupação de 0,04 m3 em aterros para resíduos sólidos. A reciclagem do vidro proporciona benefícios ao meio ambiente e à sociedade, e a O-I não poderia deixar de contribuir para uma ação tão positiva, que trará grande visibilidade sobre a poluição do meio ambiente e a urgência da destinação correta de resíduos”, destaca Hugo Ladeira, presidente da Owens Illinois.
Na expedição Voz dos Oceanos, a Família Schurmann visitará 60 locais em dois anos, com o objetivo de conscientizar o maior número de pessoas sobre o lixo nos mares e hábitos de consumo. Nesse período, ela vai documentar a situação atual e compartilhar possíveis soluções para impedir o avanço da poluição marinha, com o intuito de inspirar e mobilizar autoridades, setor privado e a sociedade em geral para a necessidade da preservação dos oceanos. A decisão da nova jornada se deve à experiência da família velejadora que, nos últimos anos, notou uma assustadora e crescente quantidade de lixo descartado nos oceanos, especialmente plásticos e microplásticos.

Fonte: Ketchum