Close

Nova embalagem do Xbox Adaptive Controller oferece fácil abertura para jogadores deficientes

A embalagem pode ser irritante para qualquer consumidor, mas para as pessoas com deficiências, muitas vezes, ela cria uma dificuldade desnecessária que leva à frustração desses consumidores para acessar o objeto. Reconhecendo essa realidade, a equipe de Design de Embalagem da Microsoft enfrentou um desafio único ao criar uma caixa para o novo Xbox Adaptive Controller projetado para atender os jogadores com mobilidade limitada.

A caixa do dispositivo, que estará disponível por US$ 99,99, em setembro, na Microsoft Store, precisava ser tão acessível quanto o produto. Tinha que permitir que os jogadores com destreza limitada, que poderiam estar usando apenas uma mão ou braço, abrissem facilmente a caixa e removessem o controle. E tinha que ser de alta qualidade e esteticamente atraente como qualquer outra embalagem do Xbox.
Foi a primeira vez que a Microsoft criou embalagens projetadas especificamente para promover a acessibilidade de usuários deficientes e acertar isso foi fundamental.

“Com este produto em particular, sentimos uma responsabilidade maior. Queríamos criar uma caixa que foi claramente projetada pensando no usuário final. O nosso objetivo era que ele se sentisse como parte do nosso ecossistema”, diz Kevin Marshall, diretor criativo do Packaging Design Studio da Microsoft. . “Queríamos que fosse empoderador, mas não queríamos que ele se distanciasse de qualquer embalagem que criamos.”

Solomon Romney, especialista em aprendizado de varejo da Microsoft Stores, em Salt Lake City, Utah, estava entre os jogadores que testaram a embalagem durante o desenvolvimento. A atenção extra à acessibilidade, ele disse, cria uma experiência positiva desde o início. “É ótimo criar esse controle para as pessoas usarem, mas, se elas não conseguirem tirá-lo da caixa, ficamos de cara com todo esse processo. Isso faz uma diferença tão grande em como alguém tira o nosso dispositivo da embalagem”, afirma.
“Eu ainda penso sobre isso e penso, por que não há mais embalagem assim?”
Mark Weiser, o designer da Microsoft que criou a embalagem, começou procurando exemplos de outras embalagens acessíveis. Ele achou pouco que o entusiasmou e, até mesmo, os produtos acessíveis que encontrou não eram, muitas vezes, embalados de maneira que facilitassem sua abertura.

Weiser trabalhou em estreita colaboração com o pesquisador de design do Xbox, Scott Wang, que consultou jogadores e defensores da deficiência à medida que o Xbox Adaptive Controller estava sendo desenvolvido. O feedback deles ajudou a moldar muitos dos recursos do dispositivo, incluindo a embalagem. Os jogadores com quem Wang conversou forneceram insights importantes, como abrir a embalagem sem o uso de dentes. Eles comentaram sobre a necessidade de usar os dentes para abrir tudo, de caixas de cereais a garrafas de cerveja.

Os jogadores também disseram que prefeririam etapas mais simples para abrir a caixa do que menos etapas, mas mais complicadas. Ser capaz de acessar o controlador a partir de vários pontos também foi importante. E os gamers identificaram um recurso que se tornou uma parte fundamental do design da embalagem – loops que permitem aos usuários abrir facilmente a caixa e remover o controlador.

Weiser adicionou um laço na parte externa da caixa de transporte de varejo especialmente projetada para que os usuários pudessem remover facilmente a fita de vedação. Outro loop abre a caixa interior que contém o controlador, que tem uma abertura articulada em vez de uma tampa que pode exigir duas mãos para ser removida.

Ainda outro loop é integrado ao guia de início rápido sentado sob o controlador. Um usuário que não consegue acessar o espaço sob o controlador e o desliza para fora (outro recurso de acessibilidade) pode usar o loop para removê-lo. E como o controlador tem pés que seguram os jogadores que podem jogar em bandejas ou mesas de cadeiras de rodas, o loop da guia elimina a possibilidade de o controlador grudar na bandeja de papel sob ele. Um loop adicional no papel que envolve os cabos do controlador facilita sua remoção.

Os projetos e materiais utilizados para os outros componentes também foram cuidadosamente considerados. A caixa de varejo é feita de um cartão rígido que fornece proteção adicional ao dispositivo e oferece menos resistência do que outros papéis quando abertos. A bandeja de celulose sob o controlador é aberta na parte frontal para fácil remoção do dispositivo.

Fonte: Microsoft