Close

MRS Logística e Novelis América do Sul firmam parceria histórica para transporte de contêineres no Estado de São Paulo

A MRS Logística e a Novelis América do Sul assinaram um contrato com duração de cinco anos, para transporte ferroviário de contêineres com garantias de volume e atendimento, algo até então considerado inédito para o transporte via ferrovia. A previsão é de que sejam transportadas bobinas de alumínio laminado e produtos recicláveis do metal.

O novo contrato faz parte do projeto de expansão da principal fábrica da Novelis no Brasil, em Pindamonhangaba (SP). Com um investimento de R$ 650 milhões, o projeto prevê um aumento anual da capacidade de produção de chapas de alumínio de 100 mil toneladas e a de reciclagem de 60 mil toneladas. Com a expansão, a fábrica passa a ter capacidade produtiva anual de aproximadamente 680 mil toneladas e de 450 mil toneladas para reciclagem do metal.

“Trata-se de um contrato bastante significativo para nós, uma verdadeira quebra de paradigma. Pela primeira vez, fechamos um contrato para o transporte de contêineres que prevê a construção de um ramal ferroviário conectando a planta do cliente diretamente à ferrovia, com cinco anos de duração e de forma que nos assegura volume por todo esse período. Além desses diferenciais, é uma conquista, também, por aumentar, obviamente, nosso volume em Carga Geral.”, acrescenta o Gerente Comercial de Industrializados e Granéis da MRS Logística, Rodrigo Napoleão.

O aumento da capacidade produtiva será suportado por melhorias na infraestrutura do sistema logístico da empresa: será construído um terminal exclusivo para conectar a unidade de Pindamonhangaba à linha da MRS, que por sua vez atende três dos principais portos do país, de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). Prevista para ser concluída no fim de setembro, a construção do novo terminal ferroviário, que será operado pela Novelis, diversificará os modais de transporte e oferecerá uma alternativa mais sustentável. Com o projeto, a Novelis poderá reduzir em até 73% suas emissões de CO2 no transporte de seus produtos em comparação ao transporte rodoviário.

“A parceria com a MRS Logística para a construção do terminal ferroviário, em nosso maior centro de reciclagem e laminação de alumínio, diversifica a atuação da Novelis nos modais de transporte e de logística, além de ser uma alternativa mais sustentável e eficiente para nossos clientes. Para a Novelis, disseminar nosso propósito de que juntos criamos um mundo mais sustentável é importante para continuarmos promovendo mudanças significativas em nossas áreas de atuação”, conclui Felipe Santos, diretor de Suprimentos da Novelis América do Sul.

Fonte: Edelman