Close

Milliken firma parceria com PureCycle para nova tecnologia de reciclagem de plásticos voltada ao consumidor final

A Milliken tem uma nova parceria para reciclagem de plásticos voltados ao consumidor final, junto com a PureCycle e a Nestlé, maior produtora de alimentos e bebidas do mundo. Com essa nova movimentação, a PureCycle dá mais um passo para abrir sua primeira fábrica de reciclagem de polipropileno (PP), garantindo que o produto tenha característica de “plástico virgem”. Trata-se de um processo revolucionário de reciclagem.

O processo patenteado da PureCycle foi desenvolvido e licenciado pela Procter & Gamble (P&G), e separa a cor, odor e os outros contaminadores da matéria-prima de resíduos plásticos. Os produtos da Milliken desempenharão papel crucial na revigoração do polipropileno reciclado. A empresa firmou acordo exclusivo com a PureCycle para ajudar a resolver o desafio do ciclo de vida dos plásticos. Já a Nestlé está trabalhando com a PureCycle para desenvolver novas embalagens que possam evitar o desperdício de plásticos, em consonância com o compromisso de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

“Nossos parceiros estão nos ajudando a caminhar mais rápido para levarmos essa solução ao mercado”, avalia Mike Otworth, CEO da PureCycle Technologies. “Esta é uma validação do nosso método, e nos ajuda a seguir em frente com mais agilidade para tornarmos a reciclagem de plásticos uma outra realidade. O uso dos aditivos da Milliken fará com que o polipropileno reciclado ultrapuro (UPRP, na sigla em inglês) da PureCyle seja da mais alta qualidade, e acrescente valor máximo – tanto para os proprietários de marcas quanto para os consumidores. Acreditamos que essa parceria colocará a PureCycle como líder na recuperação e produção de polipropileno”.

“A Milliken entende que a criação de um futuro sustentável requer uma colaboração significativa com outros pioneiros da indústria”, comenta Halsey Cook, presidente e CEO da Milliken & Company. “Acreditamos na tecnologia PureCycle combinada com os principais aditivos plásticos da Milliken. Esta união é uma oportunidade transformadora que eleva a viabilidade do polipropileno reciclado, e ajuda a resolver o desafio do ciclo de vida dos plásticos”.

Com tecnologia licenciada de P&G, a PureCycle está construindo a primeira planta industrial em Lawrence County, no estado de Ohio (EUA), que irá reciclar cerca de 54 mil toneladas de polipropileno, a partir de 2021.

Hoje, cerca de 20% do tereftalato de polietileno (PET), que é comumente usado para fazer garrafas de plástico e outros bens de consumo, é reciclado. Em contrapartida, menos de 1% do polipropileno (PP) é de fato reciclado. A PureCycle é a primeira empresa cujo foco é unicamente a reciclagem e reintegração do polipropileno na cadeia de consumo, para aplicações altamente sensíveis, com destinos como embalagens de alimentos, bebidas, interior de automóveis, eletrônicos, mobiliário e muitos outros produtos.

As tecnologias da PureCycle produzirão PP reciclado de alta qualidade, que estará amplamente disponível para as indústrias. A tecnologia demonstra o comprometimento da P&G com a sustentabilidade, e ajuda a alcançar os objetivos de reciclagem da P&G – dobrando o uso de resina reciclada em embalagens plásticas, e garantindo que 90% das embalagens sejam ou recicláveis ou parte de programas para reciclagem. O novo método de produção também está alinhado com a visão da P&G de usar 100% de materiais reciclados ou renováveis, além de proporcionar que zero resíduos do consumidor final sejam direcionados a aterros sanitários.

“A nossa abordagem à inovação não só inclui produtos e embalagens, mas tecnologias que permitam que tenhamos um impacto positivo no meio ambiente. Esta tecnologia tem a capacidade de revolucionar a indústria de reciclagem de plásticos, permitindo que a P&G e empresas de todo o mundo tenham acesso a fontes de plásticos reciclados com desempenho e propriedades quase idênticos aos de materiais virgens, para uma ampla gama de aplicações”, acredita Kathy Fish, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Procter & Gamble.

O mercado global de polipropileno é estimado em mais de US$ 80 bilhões, de acordo com pesquisa da Transparency Market, e deve alcançar US$ 133 bilhões em 2023. A APR – Associação de Recicladores de Plástico dos Estados Unidos já identificou uma demanda de mais 450 mil toneladas de polipropileno reciclado apenas na América do Norte. A maior parte dessa procura é de material de alta qualidade, de acordo com a entidade.

A PureCycle Technologies é uma empresa de portfólio da Innventure, uma parceria da Wasson Enterprise.

Fonte: 2PRÓ Comunicação