Close

Ital oferece bolsa jovem pesquisador em Contaminação de Alimentos por Embalagens

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas até 30 de dezembro para o processo seletivo de uma bolsa jovem pesquisador para atuar por quatro anos em projeto de pesquisa relacionado a contaminantes químicos de alimentos decorrentes da migração a partir de materiais de embalagem.
Com valor mensal de R﹩ 8.152,20 isento de imposto de renda, a bolsa está vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIP) do Ital, localizado em Campinas, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Para se candidatar é preciso ter doutorado em Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Materiais ou áreas afins e experiência posterior como pesquisador por pelo menos dois anos em grupo de pesquisa fora do País e internacionalmente competitivo.
Dentre os requisitos, é necessário conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação, comprovada produção científica nas áreas relacionadas e prática em técnicas instrumentais como cromatografia gasosa, cromatografia líquida e espectrometria de massas, além de conhecimento sobre embalagens para contato com alimentos e sobre composição e química de materiais plásticos, formulações, condições de processamento e processos de degradação de plásticos.
O aprovado atuará no Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital e integrará a ampliação da área de Segurança e Saudabilidade de Alimentos, mais especificamente na implantação de estudos de contaminantes não intencionalmente adicionados em materiais de embalagem plásticos destinados ao contato com alimentos. Dentre suas atribuições, estão o desenvolvimento de um projeto relacionado ao tema e a realização de estudos experimentais considerando diferentes materiais e estruturas de embalagem, condições de uso e requerimentos de legislações.
Fonte: Imprensa Ital