Close

Inovações e soluções sustentáveis da BASF atendem tendências da indústria de embalagens

Para atender as mais importantes tendências do setor de embalagem, como sustentabilidade, segurança e saúde, a BASF tem desenvolvido soluções inovadoras em dispersões para adesivos, resinas e aditivos para tintas de impressão e revestimentos de barreira.

Adesivos à base água para embalagens flexíveis

Os adesivos de laminação à base de água Epotal® são uma alternativa sustentável aos produtos à base de solvente e “solvente-less” encontrados no mercado.  A alta força de aderência inicial combinada com tempo de cura mínimo permite processamento imediato do laminado, maior flexibilidade, além de laminação e impressão “in-line”. Devido à sua composição química, os adesivos à base de água são sistemas inerentemente seguros e adequados para aplicações em embalagens de alimentos.

A linha de adesivos Epotal® também contribui com os desafios de final de vida útil das embalagens flexíveis ao proporcionar uma maior facilidade de separação de cada uma das camadas de filme durante o processo de reciclagem. Para obter estruturas totalmente compostáveis, os adesivos Epotal® ECO podem ser combinados com papel, biopolímero Ecovio® ou outros polímeros compostáveis.

Os clientes podem testar esses novos sistemas à base de água no Centro de Revestimento Adesivo da BASF em Ludwigshafen para encontrar a solução perfeita para seus desafios de revestimento individuais.

Soluções para tintas de embalagem e revestimentos de barreira

O abrangente portfólio de resinas da BASF atende aos requisitos mais rigorosos de fabricantes de tinta e vernizes. Combinando excelente resistência e força de aderência com alta resolubilidade, o desempenho da linha de resinas à base de água Joncryl® FLX, para impressão em filme, é semelhante ao das tecnologias alternativas à base de solvente utilizadas no processo de impressão e conversão de embalagens flexíveis. Por sua vez, a linha de produtos Joncryl® HSL oferece uma gama de opções para vernizes termoselantes para várias aplicações, apresenta FDA para contato com alimento, garante selagem segura e efeito macio na descolagem. O portfólio Joncryl® MB de resinas à base de água foi desenvolvido como parte da abordagem de “biomass balance” contribuindo para a obtenção de economias significativas nas emissões de CO2 sem comprometer a qualidade ou o desempenho.

BASF também oferece a tecnologia de barreira para embalagens, Joncryl® HPB, que possibilita a formulação de revestimentos recicláveis e repolpáveis. Além de conferir propriedades de resistência à água e selabilidade à quente tal como as estruturas de polietileno extrudado atuais, possui aprovação FDA para contato com alimentos.

 

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe