11 de agosto de 2017

A Henkel, líder global em marcas e tecnologias em três áreas de negócios: Adhesive Technologies, Beauty Care e Laundry & Home Care, obteve forte desempenho no segundo trimestre de 2017, alcançando novos recordes em vendas, lucro operacional ajustado e margem EBIT, assim como nos lucros por ação preferencial. As vendas atingiram 5.1 bilhões de euros e o crescimento orgânico foi de 2,2%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado por ação preferencial cresceu em dois dígitos (10,7%). Todas as unidades de negócio contribuíram para este desenvolvimento positivo. “As vendas cresceram significativamente para cerca de 5,1 bilhões de euros. Melhoramos ainda mais nosso lucro operacional ajustado, assim como nossa margem EBIT. O resultado por ação preferencial cresceu em dois dígitos. Este é um desempenho forte em um ambiente de mercado altamente desafiador”, declarou Hans Van Bylen, CEO da Henkel.

 

“Confirmamos nossa orientação para o ano fiscal de 2017. Esperamos um crescimento orgânico de 2% a 4% nas vendas. A expectativa é aumentar nossa margem EBIT ajustada para mais de 17% e um crescimento do resultado por ação preferencial entre 7% e 9%”, diz Hans Van Bylen, CEO da Henkel.


Desempenho no segundo trimestre de 2017

As vendas no segundo trimestre de 2017 alcançaram um novo recorde de 5.098 milhões de euros, um crescimento nominal de 9,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As aquisições e desinvestimentos representaram 7,4% deste crescimento, principalmente como resultado da aquisição da The Sun Products Corporation. Os efeitos da taxa de câmbio tiveram resultados neutros de um modo geral. O crescimento orgânico, que exclui o impacto da taxa de câmbio e das aquisições/desinvestimentos, foi de 2,2%.

 

A unidade de negócios de Adhesive Technologies registrou um forte crescimento orgânico de 3,4% nas vendas. Na unidade de negócios de Beauty Care, o crescimento orgânico das vendas ficou no mesmo nível do segundo trimestre de 2016. A unidade de Laundry & Home Care relatou um bom crescimento orgânico de 2,1% nas vendas.

 

Mais uma vez, os mercados emergentes tiveram uma contribuição acima da média de crescimento da Henkel, com um crescimento orgânico nas vendas muito forte de 4,7%. Já os mercados maduros registraram um aumento orgânico positivo 0,5% nas vendas.

 

Dentre as regiões, a América Latina registrou o maior aumento orgânico de vendas (6,1%), seguida pela Europa Oriental, com crescimento de 5,2%, e Ásia-Pacífico que cresceu 4,8%. Em um ambiente de mercado continuamente desafiador, caracterizado por uma pressão significativa sobre os preços e promoções, a região da Europa Ocidental relatou um crescimento orgânico ligeiramente negativo de -1,2% nas vendas. A região da África/Oriente Médio registrou um crescimento orgânico de 1,1% nas vendas. As vendas na América do Norte cresceram em 3,2%.

 

O lucro operacional ajustado (EBIT) aumentou 11,0% para 909 milhões de euros. Todas as unidades de negócios contribuíram para este crescimento.

 

O rendimento ajustado das vendas (margem EBIT) subiu 0,2 pontos percentuais para 17,8%.

 

O resultado por ação preferencial ajustado (EPS) subiu 10,7%, de 1,40 para 1,55 euros.

 

O capital de giro líquido como porcentagem de vendas melhorou 0,1 pontos percentuais, para 5,2%.

 

A posição financeira líquida da Henkel efetiva em 30 de junho de 2017 apresentou um saldo de -2.342 milhões de euros (31 de dezembro de 2016: -2.301 milhões de euros).

 

Forte desempenho no primeiro semestre de 2017

Pela primeira vez, as vendas do primeiro semestre foram superiores a 10 bilhões de euros e cresceram 11,5% para 10.162 milhões de euros. O crescimento orgânico das vendas – por exemplo, ajustado pela taxa de câmbio e aquisições/desinvestimentos – indica um aumento forte de 3,1%. Todas as três unidades de negócios contribuíram para este desempenho.

 

Na primeira metade de 2017, a unidade de negócios de Adhesive Technologies registrou um forte crescimento orgânico de 4,4% nas vendas. O rendimento ajustado das vendas registrou um forte aumento, chegando a 18,6%. A unidade de negócios de Beauty Care demonstrou um crescimento orgânico positivo de 1,1% nas vendas. O rendimento ajustado das vendas registrou crescimento de 17,4%. A unidade de negócios de Laundry & Home Care obteve um considerável aumento orgânico de 2,5% nas vendas. O rendimento ajustado das vendas foi de 17,4%.

 

Aquisições consistentes fortalecem nossa participação

Com a conclusão bem-sucedida das aquisições do negócio global da Darex Packaging Technologies e do Sonderhoff Group no início do terceiro trimestre, a Henkel fortaleceu ainda mais o seu negócio de Adhesive Technologies e complementou seu portfólio.


Perspectivas confirmadas para 2017

A Henkel confirma suas perspectivas para o ano fiscal de 2017. A companhia espera produzir um crescimento orgânico das vendas de 2% a 4% e antecipa que cada unidade de negócios irá gerar um crescimento orgânico das vendas nesta mesma faixa. Para o rendimento ajustado das vendas (margem EBIT), a Henkel espera um aumento superior a 17,0% em relação ao ano anterior. A Henkel também estima um crescimento entre 7% e 9% no resultado por ação preferencial.

 

O relatório do segundo trimestre de 2017 e outras informações com material para download estão disponíveis em www.henkel.com

 

Fonte: CDN Comunicação