Close

General Mills implanta sistema Aterro Zero em Pouso Alegre

A General Mills Brasil – dona das marcas Yoki, Kitano, Häagen-Dazs, Mais Vita, Carolina e Betty Crocker – implantou na unidade de Pouso Alegre (MG) o programa Aterro Zero, iniciativa que destina 100% dos resíduos sólidos para reciclagem e reutilização, eliminando o uso de aterros sanitários. O projeto foi criado para diminuir a emissão de gases de efeito estufa e a ocupação dos aterros sanitários, além de atuar na redução de contaminantes, como o chorume. Desde sua implementação em 2016, o Aterro Zero fez com que a planta industrial deixasse de descartar 750 toneladas de resíduos sólidos em aterros sanitários. A iniciativa faz parte de uma das metas globais da empresa que pretende implementar o projeto em 30% de suas unidades, até 2020, e em 100%, até 2025.

O processo tem início com a coleta seletiva dos resíduos que são destinados para os seguintes processos: compostagem, reciclagem e coprocessamento, tornando-se fonte de energia para outros processos. No coprocessamento em cimenteiras, os resíduos são usados em substituição a combustíveis (óleo diesel, lenha, etc) necessários para manter a chama dos fornos que produz o clínquer, matéria-prima do cimento. Já na compostagem, o método utiliza microrganismos para decomposição de matéria orgânica, gerando o composto que é usado como adubo. “O programa tem como compromisso garantir o bem-estar das comunidades que estão no entorno de nossas fábricas. Esse tipo de ação de responsabilidade ambiental é inerente aos valores da companhia. Portanto, estamos direcionando nossos esforços para o êxito do projeto em Pouso Alegre” destaca a Gerente de Assuntos Corporativos da General Mills Brasil, Queli Catalani.  A iniciativa também se estende às cidades de Paranavaí/Pr e Nova Prata/RS.

“Sabemos que o descarte de resíduos em aterros sanitários é responsável pela emissão de uma quantidade significativa de CH4 (metano), um dos gases mais nocivos ao meio ambiente. O CH4 é abundante em aterros e lixões e, nós da General Mills, estamos preocupados com o descarte consciente do lixo produzido por nossas unidades fabris em todo o mundo” acrescenta Queli Catalani.

Fonte: Máquina Cohn&Wolfe