Close

Especialista em embalagens aponta tendências para o setor de food service

Embalagens com formatos de fácil utilização, para porções individuais ou pequenas porções e que possam atender os diversos tipos de alimentos, dos mais simples aos mais sofisticados, dos cozidos e quentes aos crus e frios e assim diversificar o uso. Para Indaiá Pasotti Sanchez, Especialista de Produtos da Ibema, terceira maior fabricante de papelcartão do país, estas são as principais necessidades e tendências para o setor de food service – negócio que, somente com o delivery, movimenta aproximadamente 11 bilhões de reais por ano, segundo dados da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

 

Neste ano, para este setor, que representa um dos mercados de consumo mais relevantes do país, a palavra de ordem é praticidade. De acordo com a profissional, estão em alta embalagens que facilitem ainda mais os processos nos restaurantes, que possam ser leves, porém resistentes, que facilitem o fechamento e que protejam o produto no transporte. “Como produtora de papelcartão, a Ibema vê uma grande oportunidade de explorar esse mercado, oferecendo estruturas mais sustentáveis e que ainda ofereçam barreiras tecnológicas, como por exemplo a barreira de gordura”, explica a especialista.

 

Grab and Go

 

Outra tendência apontada pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa é o crescimento do formato Grab and Go, já bastante popular nos Estados Unidos. Em tradução literal, o conceito significa “pegue e leve” e consiste, basicamente, na oferta de refeições prontas, bem embaladas e dispostas em “vitrines” no ponto de venda, onde o cliente pode simplesmente pegar o que quer, pagar e sair. Esta proposta vem para atender uma demanda do público mais jovem, cujos novos hábitos exigem refeições mais elaboradas, mais saudáveis e com ingredientes de mais qualidade, e que, ao mesmo tempo, sejam rápidas e práticas.

 

“Hoje todos nós vivemos sem tempo para diversas tarefas e uma delas é a de preparar as nossas refeições. Porém pensamos e buscamos o cuidado com a nossa saúde e com a nossa alimentação. A facilidade e conveniência do delivery e do grab and go, faz com que os restaurantes fiquem mais atentos as tendências e ofereçam opções mais naturais, saudáveis e em porções suficientes para os novos consumidores. Por isso, as embalagens estão sendo pensadas para facilitar o uso, ajudar na venda e na valorização do produto”, finaliza Indaiá.

 

Atualmente, o portfólio da Ibema, referência em pesquisa e desenvolvimento, conta com produtos utilizados na fabricação de copos, potes, baldes, bandejas e pratos; que atendem as normativas da RDC 88 para contato direto com alimentos; e que oferecem ainda alta barreira e bom desempenho no processo de selagem das tampas.

 

Fonte: smartcom