Close

Equinox e Coflex da Esko ajudam a DUCPLAST a produzir chapas de gama expandida

A espanhola DUCPLAST S.L. é o mais novo convertedor a mudar suas chapas para impressão de embalagens flexíveis para gama expandida com a tecnologia Equinox, da Esko (www.esko.com). A empresa implantou o sistema em parceria com a COFLEX. Localizada em Valência, a DUCPLAST, foi fundada em 1990 e mantem 50 colaboradores. A empresa é subsidiária do Grupo Dulcesol, líder em alimentos. A COFLEX, fundada em 2004, fornece chapas flexográficas para empresas de embalagem flexível.

Inicialmente a COFLEX usava o sistema da Esko CDI Spark 4835 para produzir chapas; em 2014 ela instalou uma segunda unidade. As duas unidades são equipadas com telas de alta resolução e alta definição (HD). O sistema também roda um editor de pré produção de embalagem ArtPro, o software de gravação de chapas Digital Flexo Suite e a mesa de corte digital Kongsberg X20.

Quando foi contatada pela DUCPLAST para mudar para o sistema de gama expandida, o dono da COFLEX, David Alcañiz escolheu o Equinox para ajudar na produção com gama expandida e reduzir as cores spot. Segundo ele, “a DUCPLAST queria reduzir o número de cores spot usadas na produção de embalagens flexíveis sem comprometer a qualidade. Mudamos para a solução da Esko e entendemos que o Equinox era perfeito para atender à demanda dos clientes.”

Conversão completa

A COFLEX e a Esko colaboraram com a DUCPLAST na implementação da nova solução que possibilitou mudar das cores spot para uma paleta de cores fixas usando o Equinox. O software permite converter cores spot em CMYK + 1, 2 ou 3 tintas adicionais. Dependendo da aplicação e da necessidade da impressão, o conjunto de tintas CMYK pode substituir todas as cores spot e as tintas adicionais podem garantir mais combinações. Esta solução também garante completa previsão sobre a precisão das tintas, possibilitando a escolha certa para cada trabalho.

A conversão de CMYK e cores spot para um processo padrão de sete cores com o Equinox permite a conversão de mais cores que as disponíveis nos tinteiros da impressora. Isso também minimiza o tempo de lavagem da impressora e evita desperdícios na troca de trabalhos, já que o mesmo conjunto de tintas pode ser usado para vários trabalhos. O resultado é melhor qualidade de imagem, redução do tempo de produção, redução de custos e de estoques de tintas.

Fonte: LDB Comunicação Empresarial