Close

Empresas que precisam comprovar a reciclagem das suas embalagens podem se inscrever em leilão até dia 25

A eu reciclo desenvolveu uma plataforma de Concorrências de Certificados de Reciclagem (ou leilões reversos), como mais uma frente para incentivar a evolução das taxas de reciclagem do país. Os eventos promovem a comercialização em massa de notas fiscais que comprovem a reciclagem dos resíduos, incentivando essa cadeia como um todo. As inscrições podem ser feitas aqui, até o dia 25 (quinta-feira), por companhias que precisam garantir a reciclagem de suas embalagens vendidas no estado de São Paulo. O evento acontece no dia 30 (terça-feira), de forma totalmente digital.
“O objetivo é conectar atores da reciclagem com indústrias de bens de consumo, impulsionando a valorização da cadeia. A demanda concentrada das indústrias por comprovações de reciclagem garante uma remuneração expressiva para os operadores e cooperativas de triagem”, explica Marcos Matos, diretor de Marketing e Vendas na eureciclo.
Resultados anteriores
No total, já foram compensadas quase 300 mil toneladas de resíduos em concorrências (em um único leilão, já foi possível comercializar 18 mil toneladas). Mais de R$10 milhões, além do valor da venda dos materiais para as recicladoras, foram repassados a operadores e cooperativas pela comercialização de créditos de reciclagem e serviço ambiental prestado. A primeira (2018) contou com a participação de 10 cooperativas e operadores privados de reciclagem e esse número triplicou em 2020, com 30 participações. Neste ano já passam de 40, o que comprova a importância do evento para esses atores. O interesse corporativo nas negociações também é grande: a participação das empresas saltou de 87 (2018) para 220 (2021).
Coordenados pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), os leilões acontecem a cada dois meses. “O processo é inclusivo, pois permite a participação de empresas do estado de São Paulo de qualquer porte independentemente da quantidade de embalagens gerada”, conta o diretor da eureciclo. O único requisito obrigatório é que elas estejam associadas a uma entidade signatária do Termo de Compromisso assinado com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
“Nós, como humanidade, estamos passando por um momento que pede por mais cuidado com o meio ambiente. A evolução da legislação, os compromissos corporativos e a demanda consciente dos consumidores são grandes incentivadores da transformação e levam, também, à criação de novos formatos. E como somos uma empresa de tecnologia focada em inovação, seguimos atentos”, completa Matos.
O que é a compensação ambiental?
A compensação ambiental é um mecanismo financeiro com o objetivo de contrabalançar os impactos ambientais e é uma das ferramentas mais importantes nesse sentido. Ela vem como uma alternativa possível e benéfica para todos os lados, considerando os desafios que já existem no setor. Nesse modelo, quem produz as embalagens deve informar a quantidade e os materiais que foram colocados no mercado (vidro, plástico, papel, alumínio etc.) e remunerar as cooperativas e operadores pela triagem e, posteriormente, a reciclagem de uma massa equivalente do mesmo tipo de resíduo na mesma região em que foi vendido.
Esse dinheiro, que entra com a venda dos Certificados de Reciclagem, é um complemento para as cooperativas e operadores que prestam o serviço ambiental. “Isso permite que os agentes do setor aumentem sua capacidade de processamento e até mesmo a viabilidade da reciclagem de materiais economicamente inviáveis, pois torna o custo mais vantajoso”, diz Matos. Em 2020, o trabalho da eureciclo fez com que a receita dos operadores aumentasse em 11%.
Fonte: agência ecomunica